27.8 C
Jacobina do Piauí
7 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Picos: incêndios aumentam 625% em julho e Corpo de Bombeiros alerta para crimes ambientais

Queimadas no Piauí - Foto: Cidadeverde.com

Os incêndios em vegetação aumentaram 625% no mês de julho de 2022. Dados são da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos que fez uma alerta sobre essa tipificação de crime ambiental.

Até esta terça-feira (26) já foram registradas 29 ocorrências desta natureza e quatro ocorrências de fogo em terreno baldio. No mês anterior, foram notificados apenas cinco incêndios em vegetação e quatro em terreno baldio.

O Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, 1° sargento Sousa Júnior, explicou as situações em que colocar fogo no lixo e/ou limpeza de terreno configura crime ambiental.

“A gente orienta a população através de palestras em escolas e voltados para a comunidade civil de um modo em geral, tanto na cidade de Picos, como na macrorregião. A prática do incêndio sem a autorização formal é crime ambiental. A partir do momento em que a pessoa faz a colocação de entulhos e ateia fogo é um crime ambiental. A pessoa quer for fazer uma limpa de terreno sem a devida orientação ambiental é crime”, comentou o 1° sargento Sousa Júnior.

Em caso de presenciar alguém ateando fogo, a comunidade deve registrar Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil e/ou acionar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Ao visualizarem esse tipo de prática, a comunidade deve denunciar. Procure a delegacia de Polícia Civil e registrem um Boletim de Ocorrência. As pessoas podem ainda procurar a Secretaria de Meio Ambiente do município e registrar aquela denúncia”, frisou.

De acordo com a Lei  n. 9.605/98 é crime ambiental colocar fogo em vegetação com previsão de pena de 1 a 4 anos de detenção, além de pagamento de multa.

Paula Monize
[email protected]

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais