29.7 C
Jacobina do Piauí
9 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Picos: filiados ao PCdoB e PT celebram aniversário das siglas no país

Aconteceu na noite desta terça-feira (19), na Câmara de Vereadores de Picos, uma sessão solene em homenagem ao aniversário de 100 anos do PCdoB e de 42 do PT no Brasil, siglas que têm caminhado juntas ao longo de suas trajetórias.

Mesmo com 100 anos de trajetória, em Picos, o PCdoB possui apenas 22 anos, bem mais novo que a sigla petista no município, que surgiu há 32 anos, 10 anos após o nascimento no Brasil.

O presidente do PCdoB em Picos, Edilberto Cirilo, comentou que hoje, na cidade, 300 pessoas são filiadas à sigla. Ele mensurou a importância de se celebrar a data, visto a jovialidade do partido em se reinventar.

Edilberto Cirilo

“Para a gente é uma data importante, pois não é todo dia que se comemora 100 anos. Apesar disso, nosso partido tem chegado a essa idade cheio de juventude, pois, a cada dia que passa, ele se renova, se reveste de luta, força e esperança pelo país”, afirmou.

Já o presidente do PT em Picos, o vereador Wellington Dantas, explicou o porquê da celebração de aniversário dos partidos ter sido conjunta. Ele destacou o posicionamento igualitário que as siglas possuem para várias pautas.

Wellington Dantas

“Tivemos a ideia dessa sessão conjunta por conta do alinhamento de ideias que os dois partidos possuem de forma histórica. O PT desde que foi fundado, em 1980, passou a ser um dos principais parceiros do PCdoB a nível nacional, principalmente na luta pela democracia, na garantia dos direitos humanos, pela inclusão social e melhoria da qualidade de vida da população. No Piauí e em Picos não é diferente”, declarou.

Militante no PT há 32 anos, a professora Oneide Rocha destacou os avanços que o Partido dos Trabalhadores trouxe a Picos nos últimos anos, especialmente na área da educação.

Professora Oneide Rocha

“Desde que o partido foi criado, em 1980, eu militava por ele, pois é um partido de resistência e que se preocupa, principalmente, pelos trabalhadores, pelos mais pobres, que luta pelo desenvolvimento sustentável em distribuição de renda, por democracia e investe na educação, a exemplo do campus da UFPI de Picos, que até 2016 tinha dois cursos e 180 alunos, e hoje está com 11 cursos, quase 150 professores mestres e doutores, e aproximadamente 4.000 alunos”, disse.

A sessão contou com a presença de inúmeras autoridades locais e estaduais, assim como de filiados de ambos os partidos. Entre eles estava o presidente estadual do PCdoB, Zé Carvalho. Ele ressaltou o momento histórico no qual surgiu o partido e suas lutas até os dias atuais.

Zé Carvalho, presidente estadual do PCdoB

“O partido que completa 100 anos é porque possui uma história longa no país. Ele foi fundado em 1922, em um ambiente importante para o Brasil com a Semana de Arte Moderna, o movimento Tenentista, entre outros. Naquela época, na década de 20, o PCdoB já lutava pelo voto da mulher. É um partido fruto da democracia e dessa luta coletiva da evolução da consciência política do povo”, frisou.

Esteve na sessão a ex-deputada e suplente do PCdoB Elisângela Moura. Ela ressaltou sua alegria em estar presente na solenidade picoense.

Elisângela Moura

“É mais do que justa essa homenagem. É um momento de alegria poder fazer parte dessa festa. Desde os meus 16 anos que sou filiada ao PCdoB. Entendemos isso como uma grande homenagem”, disse.

Confira algumas fotos!

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais