26 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoSimões

Piauí investe R$ 3,5 bilhões e prevê recuperar 100% das estradas estaduais

Foto: Reprodução / DER-PI

O Governo do Piauí afirma que pretende recuperar integralmente a malha rodoviária estadual até o fim de 2026, após investir R$ 3,5 bilhões em obras de infraestrutura viária nos últimos três anos. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), cerca de 90% das rodovias pavimentadas do estado já passaram por algum tipo de intervenção.

A nova etapa do programa deve concentrar esforços nos cerca de 800 quilômetros restantes da malha estadual, além de ampliar projetos considerados estratégicos para o escoamento da produção agrícola e fortalecimento da logística em regiões do interior.

De acordo com o diretor-geral do DER-PI, Leonardo Sobral, o foco agora é avançar na recuperação estrutural das estradas e no alargamento de rodovias com grande circulação de veículos de carga.

“Para este ano, nosso foco, além da manutenção, é o alargamento de rodovias estaduais estratégicas, atendendo ao planejamento de aumentar a capacidade de tráfego, especialmente nas regiões produtoras”, afirmou o gestor.

Obras avançam em áreas estratégicas

Entre as principais intervenções em andamento está a recuperação da PI-391, no Sul do estado. Com cerca de 70 quilômetros de extensão, a rodovia liga os povoados Sangue e Pratinha, em Uruçuí, região considerada estratégica para o agronegócio piauiense.

Na região de Picos, o DER também executa obras na PI-379, que fará ligação com o município de Aroeiras do Itaim. A expectativa é reduzir o tempo de deslocamento e ampliar o acesso a serviços entre as cidades.

Segundo o governo estadual, os investimentos em infraestrutura rodoviária também têm impacto direto na geração de empregos, atração de investimentos e fortalecimento do turismo regional.

Tecnologia passa a integrar monitoramento das estradas

Além das obras físicas, o DER passou a incorporar ferramentas digitais para monitoramento das rodovias estaduais. Uma das iniciativas envolve parceria com o aplicativo Waze, que permite aos motoristas informar problemas nas vias, interdições e condições de tráfego em tempo real.

De acordo com o órgão, o sistema já registrou mais de 3,1 mil alertas enviados por usuários e deve auxiliar na definição de prioridades para manutenção e recuperação de trechos considerados críticos.

A proposta é integrar tecnologia e infraestrutura em um modelo permanente de acompanhamento da malha viária, permitindo respostas mais rápidas das equipes técnicas e ampliando a segurança nas rodovias estaduais.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais