23.9 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoSão João do Piauí

Piauí está fora da lista de alerta vermelho de onda de calor e terá fortes chuvas

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou um alerta vermelho de onda de calor e fortes tempestades que atingirá 24 estados do Brasil e o Distrito Federal. O Piauí está inserido na lista das cidades que poderão ser atingidas por chuvas intensas neste final de semana.

Em aviso publicado nesta sexta-feira (15), o Inmet avisou que a previsão é que Teresina receba Chuva com margem de 30 a 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e forte ventania que poderão chegar de 60 a 100 km/h. O Instituto alerta também para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos ou descargas elétricas.

Piauí está fora da lista de alerta vermelho de onda de calor e terá fortes chuvas - (Reprodução/Inme)Reprodução/Inme

Piauí está fora da lista de alerta vermelho de onda de calor e terá fortes chuvas

O Piauí ficará então fora do alerta vermelho de onda de calor. Desta vez, a onda de calor abrangerá boa parte do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, além do interior de São Paulo e de um pequeno trecho do noroeste do Rio Grande do Sul.

Além disso, conforme o Inmet, uma massa de ar quente e seco se deslocará sobre parte dos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Isso resultará em um alerta vermelho nessas regiões devido a uma onda de calor sufocante ao longo de toda a sexta-feira (15).

O que fazer em caso de chuvas fortes?

Alguns cuidados durante chuvas com grande intensidade podem preservar sua vida e evitar danos. Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Se estiver fora de casa, procure locais onde possa se abrigar, como lojas e outros locais cobertos que podem ser uma opção na hora de se proteger durante uma tempestade. Se estiver dirigindo e perceber que seu carro pode ser levado pela chuva, desligue-o, abandone o veículo e procure um local seguro para se abrigar.

Fonte: Com edição de Ithyara Borges / O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais