32.5 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralJaicós

Pessoas com HIV/Aids terão transporte intermunicipal gratuito no Piauí a partir de 2026

Fotos: Ascom

Pessoas que vivem com HIV/Aids no Piauí passarão a ter direito ao transporte intermunicipal gratuito a partir de 2026. A medida garante viagens entre qualquer cidade do estado sem custo de passagem, facilitando o acesso a consultas, exames e à retirada de medicamentos, além de reduzir o impacto financeiro no tratamento contínuo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a solicitação da Carteira do Passe Livre poderá ser feita a partir de 23 de janeiro de 2026, por meio da plataforma Gov.pi Cidadão, disponível em aplicativo e no site pidigital.pi.gov.br. O benefício assegura deslocamentos ilimitados dentro do território piauiense.

O secretário estadual da Saúde, Antônio Luiz, afirmou que a iniciativa, anunciada durante o Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o HIV/Aids, representa um avanço no cuidado com as pessoas que vivem com o vírus. Segundo ele, o passe livre elimina a preocupação com os custos de transporte, permitindo que os pacientes se desloquem para tratamento ou outras atividades sem restrições financeiras.

Para o coordenador do Fórum Ong Aids-PI, Doté Thiago, a política atende a uma demanda histórica do movimento social. Ele destacou que muitos pacientes precisam sair de seus municípios de origem para realizar consultas e processos de regulação, especialmente na capital, e que a gratuidade do transporte reduz uma das principais barreiras enfrentadas por essa população.

A primeira beneficiária anunciada, Lismara Castro, moradora de Esperantina, disse que o passe livre representa mais autonomia e qualidade de vida. Segundo ela, a medida vai garantir a continuidade do tratamento, possibilitando o cumprimento de consultas e a busca de medicamentos em Teresina sem comprometer sua rotina.

A presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, explicou que a carteirinha será digital e poderá ser acessada por usuários de iPhone e Android, além do portal pidigital.pi.gov.br.

A Carteira do Passe Livre Intermunicipal faz parte de um projeto de lei de autoria do deputado estadual Thales Coelho, sancionado pelo governador Rafael Fonteles.

Para solicitar o benefício, será necessário apresentar laudo médico que comprove o diagnóstico, documento de identificação e comprovante de residência no Piauí. O cadastro deverá ser renovado anualmente.

Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais