26.8 C
Jacobina do Piauí
22 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíPolítica

Parlamentares lançam no PI campanha por mais mulheres na política

A campanha Mais Mulheres na Política, a reforma que o Brasil Precisa, será lançada nesta segunda-feira (15) em Teresina. A solenidade vai acontecer às 8h, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí e contará com a participação da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). A senadora Regina Sousa (PT) e a deputada federal Iracema Portela (PP) são as idealizadoras da campanha no Estado.

Vanessa Grazziotin desembarcou neste domingo em Teresina e foi recepcionada por militantes do PC do B no aeroporto Petrônio Portela.

O evento tem o apoio da procuradoria Especial da Mulher no Senado, Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputado, governo do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil e Fundação Milton Campos.  O objetivo é incluir na reforma política a reserva de 30% das cadeiras nas casas Legislativas para o sexo feminino.

De acordo com Regina Sousa, as mulheres brasileiras constituem a maior parte da população, maioria no eleitorado e participam com mais de 40% da produção nacional, no entanto, ainda é pequena a presença feminina nas Casas Legislativas.

“Cota é instrumento de promoção de igualdade onde há desigualdade”, diz a senadora Regina Sousa que entre 188 países, o Brasil ocupa a 124ª ordem decrescente de participação feminina no Poder Legislativo.

No Senado são apenas 13 parlamentares e na Câmara dos Deputados, 51. Nas Assembleias Legislativas a presença feminina é de apenas 11% e nas Câmaras Municipais, 13,3%. Além disso, dentre os 28 partidos com representantes na Câmara Federal, somente 11 têm bancada feminina.

A campanha já foi realizada em Estados como São Paulo, Amazonas, Acre e Rio Grande do Sul. O governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho irão participar da abertura do evento.

 

 

Fonte: Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais