24.3 C
Jacobina do Piauí
27 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Ouvidoria Geral do Piauí reduz tempo de resposta e supera média nacional

Foto: Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) tem se destacado pela eficiência e agilidade no atendimento às manifestações dos cidadãos. Segundo o relatório anual divulgado pela instituição, o tempo médio de resposta às solicitações dos usuários foi de 3,03 dias no ano de 2023.

Os números revelam não apenas uma diminuição significativa no tempo de resposta, mas também um aumento expressivo na participação da população nos processos de gestão governamental por meio da OGE-PI e da Rede de Ouvidorias Setoriais.

Com um total de 17.674 manifestações registradas no Sistema de Ouvidoria em 2023, a OGE-PI testemunhou um crescimento tanto quantitativo quanto qualitativo nas interações com os cidadãos. A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí obteve um total de 6.657 manifestações registradas no órgão, alcançando uma taxa de resposta dentro do prazo de 100% e um tempo médio de resposta de apenas 3,03 dias, sendo o menor tempo de resposta em comparação com a média das esferas Federal, Estadual e Municipal.

 A Lei Federal n.º 13.460/17 trouxe mudanças significativas no atendimento ao cidadão pelos órgãos públicos. Uma das principais inovações é a obrigatoriedade de oferecer uma resposta conclusiva dentro de um prazo máximo de 30 dias, prorrogáveis apenas uma vez por igual período.

Essas alterações representam um marco no atendimento aos usuários de serviços públicos, visando garantir que as manifestações registradas pelos cidadãos sejam devidamente analisadas e respondidas dentro de um prazo razoável. É importante ressaltar que quanto menor for a taxa média de resposta, abaixo dos 30 dias estabelecidos, melhor será o desempenho da Ouvidoria Pública.

Raimundo Dutra, Ouvidor-Geral do Estado do Piauí, atribui esse sucesso ao comprometimento da equipe e à colaboração da rede de ouvidores formada por servidores dos órgãos e entidades governamentais. “O desempenho exemplar da OGE-PI, em termos de tempo de resposta e eficácia na gestão das manifestações dos cidadãos, evidencia uma estrutura organizacional eficiente capaz de lidar com agilidade as demandas da população”, pontua.

A Ouvidoria-Geral, responsável pelo acolhimento das manifestações dos cidadãos, categoriza as solicitações em cinco tipos: solicitação, reclamação, sugestão, denúncia e elogio. Essas manifestações podem ser registradas através de sete canais disponíveis para os cidadãos.

Disk 162

WhatsApp: (86) 99544-7924

Site: ouvidoriageral.pi.gov.br

E-mail: [email protected]

Plataforma Fala.Br

Atendimento presencial na sede da OGE/PI

Ouvidorias Setoriais

Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais