30.5 C
Jacobina do Piauí
7 de maio de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeralPiauí

Obrigatoriedade de prova de vida do INSS gera longas filas; vigilância sanitária notificou bancos

Agências tiveram longas filas em Teresina — Foto: Arquivo pessoal

A obrigatoriedade da prova de vida para beneficiários do INSS lotou agências bancárias – da Caixa Econômica Federal e do Bradesco – e gerou longas filas além de aglomerações na capital nesta terça-feira (8). No Centro de Teresina, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar foram acionadas.

Segundo a gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde, Larisse Portela, equipes foram ao local e orientaram as pessoas, além de terem notificado os bancos sobre a importância de orientar as pessoas e garantir o distanciamento entre os clientes. O G1 procurou os bancos, que ainda não se posicionaram.

“A vigilância sanitária de Teresina recebeu muitas denúncias relacionadas a aglomeração em bancos da capital, as equipes foram aos locais pra ajudar a controlar o fluxo e coibir aglomerações, a PM esteve conosco e os bancos foram notificados pra tomar ciência sobre a importância de adotar os protocolos. Eles devem orientar, pedindo à população bastante cautela, pois esse ainda é um momento em que há grande disseminação do coronavírus na nossa cidade”, declarou a gerente.

Prova de vida pode ser feita depois

TV Clube esteve no local e, segundo clientes que estavam nas filas, a grande maioria foi às agências para realizar a prova de vida obrigatória para continuar recebendo os benefícios do INSS. O procedimento estava suspensa devido à pandemia e foi retomada em junho. Veja o calendário.

Segundo Odaly Medeiros, presidente do sindicato dos bancários, informou que as pessoas não precisam ir aos bancos tão cedo e nem aglomerar, indo com tanta antecedência.

“Você pode fazer a prova de vida no dia que for receber seu benefício, não precisa ir para a porta dos bancos dessa forma”, afirmou ele.

A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais