32.3 C
Jacobina do Piauí
25 de março de 2025
Cidades em Foco
AcauãGeralNordeste em FocoPolítica

Nova eleição para escolha de presidente da Câmara Municipal de Acauã será realizada nesta quinta

Câmara de Acauã - Foto reprodução

Após recomendação do Ministério Público do Piauí (MP-PI) de anular a eleição que reconduziu o vereador José Lomanto de Sousa Costa (PSD) para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Acauã-PI, um novo processo de escolha da mesa diretora (biênio 2025-2026) será realizado nesta quinta-feira (13). O parlamentar havia sido eleito para a presidência da Casa Legislativa pelo terceiro mandato consecutivo, ato vedado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por infringir princípios democráticos.

A nova eleição para escolha do presidente ocorrerá durante a abertura do Ano Legislativo 2025. Apenas uma chapa deverá concorrer, composta pelo vereador Aristeu Augusto Barbosa (PSD). O promotor de Justiça substituto do MP, Petrônio Henrique Cavalcante, responsável por apurar o caso, explicou que o vereador José Lomanto acatou de forma direta a recomendação, mantendo o ordenamento jurídico.

“Essa recondução consecutiva, pela terceira vez, de acordo com o Supremo Tribunal Federal viola o princípio democrático e republicano. Realizamos pesquisas em site, no Diário Oficial, para confirmar o fato e constatamos. O Ministério Público deu um prazo para que a eleição fosse anulada e outra fosse realizada para preencher a cadeira. O presidente acatou e será realizada uma nova eleição amanhã, mantendo o ordenamento jurídico na cidade de Acauã”, afirmou o promotor.

O vereador José Lomanto de Sousa Costa (PSD),  revelou que ocorreu uma má interpretação legal durante a eleição que o reconduziu a presidência do Legislativo Municipal. Ao tomar conhecimento da recomendação, o parlamentar ressaltou que não pretende ‘passar por cima da lei’, e por isso, não cabe revogação de sua parte.

“Não vou recorrer da decisão, não passo por cima de lei. Recebi a notificação do MP na sexta-feira e já acionei o jurídico. Decidimos anular a eleição e uma nova ocorrerá amanhã. Já houve uma conversação entre os vereadores e agora, a eleição, vai ocorrer como a lei exige que seja”, finalizou.

José Lomanto já foi eleito vereador no município de Acauã por quatro mandatos e ocupou cargo de presidente nos biênios 2021-2022 e 2023-2024.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais