24.4 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

No PI,Hospital de Campanha do HUT preenche apenas 4 das 18 vagas para médicos de UTIs

Hospital de Campanha do HUT — Foto: Reprodução/TV Clube

Apenas quatro médicos se apresentaram durante a convocação de emergência da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que durou cinco dias. Segundo o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), seriam necessários 18 médicos com experiência em terapia intensiva para atuar no hospital de campanha da unidade de saúde durante a pandemia da Covid-19.

Sem preencher a demanda de profissionais, ainda não é possível ativar as 24 unidades de terapia intensiva (UTIs) disponíveis no hospital de campanha do HUT. De acordo com o hospital, ainda é necessária a chegada de mais 14 médicos para completar o número mínimo ideal para os atendimentos.

A convocação da FMS oferecia oportunidade aos médicos aprovados no Processo seletivo 01/2020, que tem contratado profissionais de saúde para o combate à Covid-19 em Teresina.

Nessa terça-feira (16), o prefeito Firmino Filho (PSDB) admitiu a possibilidade de contratar profissionais de outros estados para atender a rede municipal de saúde de Teresina durante a pandemia. Ele afirmou que a prefeitura está tendo dificuldades em contratar médicos que atuem em UTIs.

“Vocês que têm compromisso com a vida, vocês estão sendo chamados para servir ao nosso povo. Faço esse chamamento para darmos a assistência mínima necessária para que as pessoas possam lutar pela vida em uma UTI. Procure o HUT, a população está precisando”, disse o prefeito, em entrevista à TV Clube.

Teresina registrou 16 novos óbitos e 177 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas. Os dados do Painel Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), divulgados nessa quarta-feira (17), apontam que a capital já notificou 5.054 casos e 238 óbitos por Covid-19. O número de recuperados chegou a 1.168.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais