25.5 C
Jacobina do Piauí
2 de julho de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Nadir Nogueira diz que “assistência” será prioridade e quer novo R.U na UFPI de Teresina

Foto: Paula Sampaio

Eleita a primeira reitora mulher da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 53 anos de instituição, a professora Nadir Nogueira, afirmou nesta quarta-feira (16), que se for nomeada pelo presidente Lula (PT), terá como prioridade a “assistência estudantil” na gestão.

Ela adiantou ter projetos para uma reforma na Residência Estudantil, além da criação de mais um Restaurante Universitário na UFPI de Teresina.

“Nós precisamos olhar os nossos estudantes. Sem estudante não tem universidade. Os estudantes têm pautas muito importantes, como a residência universitária que precisa passar por uma reforma grande, estrutural. Os restaurantes universitários estão com as filas imensas. A gente tem uma proposta de construir a Unidade 4 em Teresina, porque na Multicâmpia todos têm”, destacou.

Outro ponto destacado por Nadir Nogueira foi uma reestruturação no Sistema de Informações da UFPI.

“A STI, que é a Superintendência de Tecnologia da Informação, que nos assegura a comunicação, a internet e com a internet os alunos fazem matrículas, alunos fazem a pesquisa, todos os sistemas da universidade estão ligados a um sistema SIGA, ele não está mais funcionando, ele entrou em colapso e sem esse sistema, sem a comunicação via internet pelo sistema, nós não funcionamos. Ela precisa voltar a funcionar e ela está totalmente sucateada”, disse.

A reitora eleita também avaliou este como um momento difícil para as universidades federais, que vem passando por um encurtamento de orçamento. Questionada sobre, a professora revelou que vai buscar parcerias com o Governo do Estado, e destacou que pelo menos quatro dos secretários estaduais também são professores da UFPI.

Os secretários Washington Bonfim (PSB), Samuel Nascimento e André Macedo também são dos quadros da UFPI.

“Esse diálogo já começou, o governador Rafael Fonteles já nos recebeu. Por conta do orçamento não dará para atender a todas as demandas. É bom que se diga que secretárias importantes estão ocupadas por professores, Administração, Planejamento e Inteligência Artificial, assim como os municípios também vamos pactuar”, acrescentou.

Por Paula Sampaio / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais