29.9 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do Piauí

Mulheres da comunidade quilombola Campo Alegre, em Jacobina, são atendidas por serviços do Ônibus Lilás

Os serviços ofertados pelo Ônibus Lilás, que visa o combate à violência contra a mulher, alcançaram mais uma comunidade do interior do Piauí: o quilombo Campo Alegre, em Jacobina do Piauí. A ação, que carrega o tema “Ei, mermã, não se cale!”, foi realizada na manhã desta quarta-feira (26).

Os serviços de emissões de RG, assistência jurídica, psicológica, social e de saúde (com aferição de pressão e glicemia, atualização da caderneta de vacinação), além de palestra sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, fazem parte de um projeto coordenado pela Secretaria de Estado das Mulheres, em parceria com a Segurança Pública, de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, além do apoio da Prefeitura de Jacobina, por meio das secretarias de Saúde, Assistência Social e Administração.

Isabel Silva, presidente da Associação Quilombola Campo Alegre, destacou a importância do dia para as mulheres da comunidade.

“Este dia é muito importante para nossa comunidade. Tivemos um momento de grande aprendizado, além do atendimento social que nossas mulheres receberam. Quando recebemos a notícia de que o ônibus viria, abraçamos esse projeto, pois vemos como importante o esclarecimento de muitas dúvidas que nós mulheres temos no que se refere às denúncias contra a violência doméstica. Então só temos a agradecer ao Estado e ao prefeito GD pelo incentivo”, disse ela.

A coordenadora da Divisão de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Claudete Ricardo, frisou a aproximação dos serviços públicos a comunidades que vivem distantes dos grandes centros urbanos, sem facilidade no acesso a esses serviços.

Ela parabenizou ainda o prefeito Gederlânio Oliveira por apoiar o projeto com vários tipos de ações na área da saúde.

“Estamos atravessando barreiras, indo até a população que está distante dos serviços públicos. Então temos desenvolvido esse trabalho de suma importância, facilitando o acesso a esses serviços e informações de forma gratuita. A ação fica grandiosa quando o município se faz presente nesse tipo de ação, então parabenizo Jacobina por essa parceria”.

Esteve presente a coordenadora de Políticas Afirmativas e Igualdade Racial do Piauí, Milena Martins, que comentou sobre a ação. “Esse projeto tem por tentativa sanar a deficiência de documentações, já com o novo RG, além de testes e vacinas. A proposta do dia vem também para celebrar o Dia da Mulher Negra-Caribenha. Então tivemos um evento de grande valia, pois mostrou o quanto município e estados estão alinhados em proporcionar informação e serviços sociais às populações menos favorecidas”.

Veja as fotos!

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais