O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vem ao Piauí para formalizar a inclusão do Piauí no programa Brasil Mais Seguro, que integra o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, além de participar do Encontro de Governadores do Nordeste que acontece a partir de amanhã (16).
Os objetivos principais são realizar o fortalecimento das fronteiras, o enfrentamento às drogas, o combate às organizações criminosas, a criação do Sistema Nacional de Informação em Segurança Pública e a redução da criminalidade formalizar o convênio para instalação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICCN),
O governador Wellington Dias deve reunir-se com o ministro em particular para tratar de garantir mais recursos à Segurança Pública durante o encontro.
“O Governo Federal atende, assim, reivindicações do governador Wellington Dias e que devem ser efetivadas com a chegada do Ministro da Justiça. Temos várias propostas de recursos para nosso Estado. A principal delas é instalação do Centro Integrado de Comando e Controle, que espero já estar em funcionamento até o fim do ano. Já temos preparadas todas as formalidades para apresentar ao Ministro”, explica o secretário da Segurança, Fábio Abreu.
Sobre o Centro Integrado de Comando e Controle, o Piauí será o primeiro Estado a receber tecnologia e treinamento iguais aos que foram implantados nas cidades sedes da Copa do Mundo de Futebol. Além de reunir todas as forças de segurança do Estado e do Governo Federal, o CICCN poderá integrar ainda Ministério Público, Judiciário e Conselhos Comunitários. Outro ponto forte é a possibilidade de dar importante contribuição para o sistema de monitoramento eletrônico que está sendo implantado pela Secretaria da Segurança.
“Temos conseguido reduzir os índices de criminalidade desde o início desta gestão, principalmente o de homicídios. Com a integração das forças de segurança e do serviço de inteligência, também temos dado duro golpe no tráfico de drogas. Estes são crimes que têm uma ligação direta. O Piauí continua sendo um dos estados mais seguros do país, portanto, estamos reduzindo nossos próprios números. Com estes convênios, a tendência é devolver à sociedade a sensação de segurança”, concluiu Fábio Abreu.
Além de Eduardo Cardozo, participam do encontro os ministros da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, e da Previdência, Carlos Gabas.
Fonte: Lyza Freitas / Cidade Verde