30 C
Jacobina do Piauí
13 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Ministro da Justiça vai formalizar inclusão do PI no Brasil Mais Seguro

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vem ao Piauí para formalizar a inclusão do Piauí no programa Brasil Mais Seguro, que integra o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, além de participar do Encontro de Governadores do Nordeste que acontece a partir de amanhã (16).

Os objetivos principais são realizar o fortalecimento das fronteiras, o enfrentamento às drogas, o combate às organizações criminosas, a criação do Sistema Nacional de Informação em Segurança Pública e a redução da criminalidade formalizar o convênio para instalação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICCN),

O governador Wellington Dias deve reunir-se com o ministro em particular para tratar de garantir mais recursos à Segurança Pública durante o encontro.
“O Governo Federal atende, assim, reivindicações do governador Wellington Dias e que devem ser efetivadas com a chegada do Ministro da Justiça. Temos várias propostas de recursos para nosso Estado. A principal delas é instalação do Centro Integrado de Comando e Controle, que espero já estar em funcionamento até o fim do ano. Já temos preparadas todas as formalidades para apresentar ao Ministro”, explica o secretário da Segurança, Fábio Abreu.

Sobre o Centro Integrado de Comando e Controle, o Piauí será o primeiro Estado a receber tecnologia e treinamento iguais aos que foram implantados nas cidades sedes da Copa do Mundo de Futebol. Além de reunir todas as forças de segurança do Estado e do Governo Federal, o CICCN poderá integrar ainda Ministério Público, Judiciário e Conselhos Comunitários. Outro ponto forte é a possibilidade de dar importante contribuição para o sistema de monitoramento eletrônico que está sendo implantado pela Secretaria da Segurança.

“Temos conseguido reduzir os índices de criminalidade desde o início desta gestão, principalmente o de homicídios. Com a integração das forças de segurança e do serviço de inteligência, também temos dado duro golpe no tráfico de drogas. Estes são crimes que têm uma ligação direta. O Piauí continua sendo um dos estados mais seguros do país, portanto, estamos reduzindo nossos próprios números. Com estes convênios, a tendência é devolver à sociedade a sensação de segurança”, concluiu Fábio Abreu.
Além de Eduardo Cardozo, participam do encontro os ministros da Ciência e Tecnologia,  Aldo Rebelo, e da  Previdência, Carlos Gabas.

 

 

Fonte: Lyza Freitas / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais