25 C
Jacobina do Piauí
21 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Justiça suspende lista sêxtupla para escolha de novo desembargador do TRT-PI

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O juiz Brunno Christiano Carvalho Cardoso, da 5ª Vara Federal Cível, determinou nesta sexta-feira (3) a suspensão da validade da lista sêxtupla para escolha do novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A lista foi enviada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí) após votação no Conselho da Ordem. A vaga é pelo critério do Quinto Constitucional, uma indicação da OAB.

No sábado, dia 7 de maio, uma eleição foi realizada pela OAB para a escolha dos 12 nomes. Os três advogados mais votados foram Sigrifoi Moreno, Olívia Brandão Melo e Cinéas Nogueira. Veja lista sêxtupla aqui

Em seguida, houve eleição junto ao Conselho Pleno da OAB e a nova escolha definiu a lista sêxtupla. O advogado Sigifroi Moreno, o mais votado com 1798 votos, ficou fora da lista encaminhada para o TRT que escolherá três nomes. A lista tríplice é encaminhada ao Ministério da Justiça para definir um nome.

Sigifroi Moreno ingressou com ação pedindo a inelegibilidade de um dos candidatos da lista sêxtupla, o advogado Téssio da Silva Torres, porque em 21 de março deste ano ele foi nomeado para compor a Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB.

Segundo Sigifroi, a Lei nº 8.906/94, do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, veda a inclusão de membros do próprio Conselho e de qualquer órgão da OAB na disputa para cargos nos tribunais judiciários.

Ele ainda pede que com a exclusão do nome de Téssio, seja determinada a suspensão da votação do âmbito do TRT-PI, de modo que o Conselho Seccional da OAB realize uma nova votação preenchimento da vaga, com participação dos candidatos que estavam aptos.

O juiz então decidiu suspender cautelarmente a validade da lista sêxtupla, pois está marcada para segunda-feira (6) a escolha da lista tríplice no TRT.

“Ressalto que o deferimento de providência cautelar de suspensão não trará grave prejuízo ao procedimento, considerando que há tempo útil para agendamento de nova sessão até o envio da lista tríplice para a Presidência da República”, informou o juiz na decisão.

O OAB informou que só irá se manifestar após ser notificada da decisão.

Veja liminar aqui

Fonte: Bárbara Rodrigues / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais