22.4 C
Jacobina do Piauí
28 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

Incêndio fora de controle ameaça Serra das Confusões e bombeiros enviam reforços

Uma equipe de cinco militares do Corpo de Bombeiros do Piauí chegou nesta sexta-feira (20) ao município de Caracol, na divisa com a Bahia, para reforçar o combate às chamas na região. De acordo com a corporação, as chamas que já duram algumas semanas no território baiano, se aproximaram nos últimos dias do Piauí e ameaçam o Parque Nacional da Serra das Confusões.

As equipes dos bombeiros do Piauí se juntam à corporação dos bombeiros na Bahia, que já estava atuando para controlar as chamas, e do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), que gerencia o parque da Serra das Confusões. Uma brigada de uma empresa também tem atuado na região. Nesta sexta, áreas rurais foram consumidas pelo fogo no município de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, já nas proximidades da divisa com o Piauí.

“A gente conseguiu evitar que o incêndio atingisse residências do povoado, mas o prejuízo foi enorme. Queimou muita área, pastagem queimada, mas a gente conseguiu evitar que atingisse residências e que vidas fossem ceifadas”, explicou o subtenente Genilson Sousa ao Cidadeverde.com

As equipes têm atuado para evitar que as chamas atinjam a área da Serra das Confusões, uma área de preservação ambiental considerada a maior da caatinga, com a presença de diversas espécies de animais e vegetais.

O Corpo de Bombeiros ressalta que, nos últimos dias, diversos focos de incêndio na região sul do Piauí tem surgido nas áreas de mata, e o período mais quente e seco dificulta o controle das chamas.

“Durante o dia, com a temperatura elevada, o fogo avança bastante, e a gente fica retardando, tentando evitar o pior, como o que aconteceu hoje. Ai a noite se acalma mais, temperatura baixa, e a gente sempre inicia o combate nas primeiras horas do dia, para pegar uma temperatura mais amena”, disse.

Por Roberto Araujo / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais