30.9 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoGeral

IFPI lança edital com mais de 1500 vagas para cursos técnicos

IFPI - CAMPOS SÃO JOÃO DO PIAUÍ - FOTO: CEYCINHA RODRIGUES / CIDADES EM FOCO

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) lançou nesta segunda-feira(02) edital com oferta de 1.590 vagas para cursos técnicos, nas modalidades concomitante e subsequente, destinados a candidatos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio.

Estão sendo ofertadas vagas nos campi Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São João, São Raimundo Nonato, Teresina Central, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença.

As inscrições serão realizadas de 10 de maio a 8 de junho, exclusivamente de forma online, na página http://selecao.ifpi.edu.br, mediante pagamento da taxa de R$ 20.

A prova, com 30 questões de Língua Portuguesa e 30 questões de Matemática, será aplicada no dia 3 de julho. Os locais de prova serão divulgados no dia 30 de junho.

O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de julho, e os candidatos deverão realizar matrícula de acordo com o cronograma e o formato divulgado por cada campus. Os aprovados iniciam as aulas no segundo período letivo.

ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO – Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Bolsa Família, Auxílio Brasil e outros) com benefício em situação ativa e candidatos de família de baixa renda poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, no período de 2 a 5 de maio, anexando a documentação necessária no formulário online.

NOME SOCIAL – Também no período de  2 a 5 de maio, candidato transgênero, travesti ou transexual poderá solicitar o uso de nome social, que é como se identifica e é socialmente reconhecido.

COTAS – Candidatos pretos, pardos ou indígenas que desejem concorrer às vagas destinadas a cotas específicas (SC2, SC2-PcD, SC4 E SC4-PcD) deverão realizar, de 10 de maio a 8 de junho, o procedimento de heteroidentificação na página http://selecao.ifpi.edu.br. O procedimento consiste em uma análise a ser realizada pela banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial. Candidatos que não realizarem este procedimento dentro do prazo previsto, perderão direito ao uso das cotas e concorrerão em ampla concorrência.

Da Redação / Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais