34.9 C
Jacobina do Piauí
12 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

Grupo Cultural Adimó encerra atividades do ano com desfile e entrega de certificados a personalidades negras de Picos

A 10ª edição do concurso Beleza Negra e 12ª semana da Consciência Negra, promovido pelo Grupo Cultural Adimó, foi realizado na noite do último sábado (26), na quadra esportiva da Unidade Escolar Coelho Rodrigues, em Picos-PI. Na ocasião, foram promovidas atividades com desfiles e entregas de certificados a personalidades negras da cidade.

Confira as fotos da 10ª edição do Beleza Negra de Picos

Apesar de ser um concurso, o objetivo do evento não é ser competitivo na sua essência. Segundo Mano Chagas, diretor do grupo e organizador das edições, os projetos que são pensados pelo movimento negro no município serve, principalmente, para mudar a representatividade e melhorar a autoestima da população preta. Ainda que o racismo tente achar espaço, o povo resiste em suas manifestações.

Mano Chagas homenageando a advogada Joyciara Bernardes

“Essa é uma edição comemorativa, não competitiva. Existiam negras, anos atrás, que não conseguiam andar com o cabelo trançado e hoje elas têm o maior orgulho. É uma missão cumprida. O racismo continua, mas resistimos”, disse o diretor.

Anajara é filha de Mano Chagas e entende bem o que é resistir. Hoje professora do grupo cultural, afirma que a principal meta do evento foi atingida: trocar vivências e estimular o debate para que o racismo seja reconhecido e deixe de existir. Emocionada, conta que o evento, paralisado por conta da pandemia, tinha seu retorno incerto, mas foi totalmente abraçado.

Anajara

“A nossa ideia era trocar vivências para que pudéssemos levar esse tema o mais próximo possível da realidade. Quando mais debate houver sobre isso, será mais fácil combater (o racismo). Fico emocionada. Foi um evento que não fizemos ano passado e nem em 2020. Não sabíamos que teria as pessoas que estão aqui. É a prova da resistência do movimento negro em Picos”, contou a professora.

Comemorando mais uma edição do concurso Beleza Negra, uma das personalidades negras homenageadas foi Natália Silva, contemplada na edição 2016. Em Picos desde 2010, encontrou na capoeira um caminho a seguir, passando por cima de todos os julgamentos e rótulos que a sociedade insistia em impor sobre ela.

Natália Silva, Beleza Negra 2016

“Tive grandes orientadores que me ajudaram a me encontrar e assumir o meu papel dentro da sociedade como mulher negra. Ao acolher pessoas que sofriam racismo, eu estava na linha de frente ajudando e sendo ajudada”, destacou Natália.

Rafael Silva é capoeirista e foi outro homenageado pelo evento. De acordo com Rafael, o grupo de capoeira Palmares ajuda na contribuição da cultura com toda a vestimenta, musicalidade e história negra. O capoeirista ainda frisa que a preservação das memórias e a resistência de um povo, que há muito foi marginalizado, servem para as novas gerações serem representadas de maneira real.

Rafael Silva, capoeirista

“A capoeira sempre foi resistência e temos que preservar nossa cultura e identidade, reafirmando nossa ancestralidade e raízes. Mostra que o negro, ao contrário do que é falado, tem seu espaço e personalidade na sociedade. Que possam inspirar essa nova geração pelo mesmo caminho através da cultura e educação”, pontuou o capoeirista.

A educadora social Assunção Aguiar, uma das homenageadas, contribui reafirmando que não é comparar belezas, mas mostrar que a beleza existe em todos os traços da população. Os resultados positivos reforçam que o trabalho deve continuar e ser ainda mais fortalecido, seja com militância ou com a promoção de promoção de políticas públicas.

“É o momento que trazemos ao palco todo o trabalho feito ao longo de mais de dez anos. Hoje não estamos julgando quem é mais ou menos belo, mas mostrando que esse trabalho tem dado resultado, trazido mais autoestima para meninas e meninos negros. Ficamos felizes. Quando as pessoas se assumem como negras, mostram que precisamos fazer ainda mais”, completou Sonia.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais