26.8 C
Jacobina do Piauí
22 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralSaúde

Gripe: Piauí atinge apenas 57% da meta e vacinação é prorrogada

No Piauí, a campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada por mais 15 dias, devendo encerrar no dia 19 de junho. A medida segue uma orientação do Ministério da Saúde, que recomenda aos estados que não alcançaram a meta estipulada, a prorrogação do prazo.

“A Secretara de Saúde, observando que até o presente momento estamos com 57% de doses aplicadas da campanha de vacina contra a influenza,  comunica a todos os municípios que o prazo da campanha foi prorrogado para o dia 19 de junho. Essa é orientação, que também ocorreu em anos anteriores, por parte do Ministério da Saúde, aos estados que não atingiram a sua meta”, explica o diretor de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães.

O estado alcançou 57,37% de cobertura vacinal do público prioritário, totalizando 368.204 doses aplicadas. Mais de 58% das puérperas foram vacinadas; 49,45% das gestantes; 51,51% dos trabalhadores da saúde; os idosos, 57,13% e as crianças, 60, 17%.

A vacinação é destinada às crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.

A vacina oferece proteção contra três tipos do vírus causador da gripe, o influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A meta é alcançar 80% de cobertura nos grupos prioritários.

As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que apresenta potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco.

 

 

Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais