29.5 C
Jacobina do Piauí
14 de junho de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolítica

Governo investe cerca R$ 30 milhões em sistema de videomonitoramento no Piauí

Fotos: CCOM

O governador Rafael Fonteles e o secretário da Segurança, Chico Lucas, assinaram, nesta terça-feira (28), no Palácio de Karnak, o contrato que implementará um sistema avançado de videomonitoramento nas cidades de Teresina e Parnaíba.

O investimento de cerca de R$ 30 milhões é proveniente de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro. A expectativa da empresa responsável é concluir a infraestrutura e a instalação dos equipamentos em 10 meses.

Fonteles destacou a Segurança Pública como prioridade do governo e ressaltou a importância de investir em tecnologia, para alcançar as metas de redução dos índices de criminalidade.

“No total, serão 3 mil câmeras de última geração, totalmente integradas e com vários recursos inovadores. Essas novas câmeras irão complementar as já presentes em escolas estaduais e em outras instituições que optarem por se integrar ao sistema, com foco nas grandes áreas urbanas de Teresina e Parnaíba. A expansão para outras regiões do Estado irá ocorrer nas próximas etapas”, declarou o governador.

O projeto prevê a instalação de centenas de câmeras inteligentes equipadas com tecnologia de reconhecimento facial e identificação de placas de veículos. A iniciativa contempla prioritariamente duas regiões com maior índice de criminalidade, a região metropolitana de Teresina e Parnaíba, litoral do estado. As duas cidades também receberão os primeiros Centros Integrados de Comando e Controle.

projeto-videomonitoramento segurança10.jpg

“Estamos contribuindo com esse sistema de vídeomonitoramento nos centros mais populosos do Piauí, que são Teresina e Parnaíba, colocando essas câmeras de vídeomonitoramento para poder trazer todas as informações, para levar a inteligência das ações de defesa da segurança” disse o senador Marcelo Castro.

A iniciativa representa uma revolução tecnológica na segurança pública do estado, integrando diferentes tecnologias e órgãos em uma única plataforma. O sistema inclui câmeras estrategicamente posicionadas em vias de circulação e áreas de grande concentração populacional, além de câmeras corporais para uso policial.

“O enfrentamento da criminalidade, a segurança pública, passa necessariamente por investimento em inteligência e tecnologia. E um dos investimentos necessários é a questão do vídeo monitoramento, principalmente a integração dos dados para que a gente possa fazer leitura de placa, reconhecimento facial, ver quem está com o mandado de prisão em aberto e tirar de circulação”, considerou o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas.

projeto-videomonitoramento segurança7.jpg

Um diferencial é o desenvolvimento do algoritmo próprio de reconhecimento facial, denominado FacePI, que trabalhará em conjunto com o Lupa App, aplicativo que será disponibilizado para aproximadamente 9 mil agentes de segurança do estado.

projeto-videomonitoramento segurança11.jpg

Centros Integrados de Comando e Controle

Os Centros Integrados de Comando e Controle funcionarão como hub de integração entre diferentes serviços públicos, reunindo forças de segurança, defesa civil, controle de tráfego e equipes de resgate e salvamento. Esta integração permitirá respostas mais rápidas e eficientes a ocorrências.

O sistema operará com dados criptografados, permitindo consultas em tempo real sobre pessoas, veículos, registros criminais, aparelhos celulares roubados ou furtados e mandados de prisão em aberto.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais