24 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauíPolícia

Governo do Piauí cria plano estadual para reduzir feminicídios e ampliar políticas públicas de proteção às mulheres

O Governo do Piauí instituiu, por meio do Decreto nº 24.509, o Plano Estadual de Metas Integradas de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que prevê a realização de ações de forma integrada pelos órgãos e entidades da administração pública estadual, em articulação com os municípios, o sistema de justiça, a sociedade civil e demais instituições que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

O objetivo é planejar, monitorar e avaliar as políticas públicas estaduais voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. De acordo com o decreto, a prioridade central do plano é reduzir a taxa de mortes violentas de mulheres a partir da qualificação e da expansão das ações de prevenção, investigação, repressão e proteção realizadas por meio da atuação integrada dos órgãos de segurança pública, assistência social, saúde, educação e demais áreas envolvidas.

Foto: Raíza Leão

Assim, o plano visa implementar políticas públicas efetivas, com o subsídio de um monitoramento eficaz das ações de enfrentamento, pautado por evidências; garantir e ampliar a rede de atendimento especializado composta por equipes multiprofissionais às mulheres em situação de violência, assegurando a existência de casas-abrigo, delegacias especializadas, atendimentos médico, jurídico e psicossocial; além de assegurar formação especializada, qualificação continuada aos profissionais integrantes do sistema de proteção às mulheres em situação de violência para a identificação e acolhimento adequado, orientado por meio de protocolos de atendimento.

O plano tem também o propósito de promover uma cultura de respeito e igualdade de gênero por meio de campanhas educativas e de conscientização e prevenção da violência contra as mulheres em escolas, instituições públicas e espaços comunitários; ampliar e fortalecer medidas de prevenção e enfrentamento a todos os tipos de violência contra as mulheres, especialmente contra o feminicídio, por meio de mecanismos que assegurem a eficácia das medidas protetivas de urgência.

Além disso,o projeto tem o objetivo de prevenir todas as formas de discriminação, misoginia e violência de gênero contra as mulheres por meio da implementação de ações governamentais intersetoriais, da perspectiva de gênero e de suas interseccionalidades; bem como promover a autonomia econômica das mulheres, por meio de programas de capacitação.

(Foto: João Albert)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais