27.2 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Governador Rafael Fonteles vai a Brasília para buscar paridade em pacto federativo

Rafael Fonteles - Foto: Jorge Bastos/Ascom

O governador Rafael Fonteles (PT) irá à Brasília para uma reunião com senadores na quinta-feira (02), a fim de debater pontos da reforma tributária que volta a tramitar após o recesso parlamentar neste mês de agosto. Para o petista piauiense, dois pontos devem ser prioritários na análise do texto: a garantia do Fundo de Desenvolvimento Regional e a paridade entre estados no Conselho Federativo.

“O texto da Câmara é bom, mas pode ser melhorado e estou indo para Brasília amanhã mesmo para tratar desses pontos. Um deles diz respeito às desigualdades regionais, assim o Fundo de Desenvolvimento Regional tem que estar garantido na Constituição o critério que vai beneficiar as regiões menos favorecidos, leia-se o Norte e o Nordeste principalmente. Também essa questão paridade de armas dentro do Conselho Federativo”, disse.

Entre os novos pontos, a reforma tributária traz a implementação da Contribuição Sobre Bens e Serviços (CBS) no lugar do PIS, Cofins e IPI e o Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o ICMS e o ISS, compartilhado pelos estados e municípios.

O IBS é um tributo não cumulativo, em que é prevista a incidência “por fora” da cadeia, dessa forma, cada contribuinte paga apenas o imposto referente ao valor que adicionou ao produto ou serviço. Por afetar estados e municípios, a proposta de emenda à Constituição da reforma tributária (PEC 45/19) prevê a criação do Conselho Federativo, órgão que será responsável pela gestão deste tributo arrecadado.

Rafael Fonteles defende que não pode haver estados de “segunda linha” e defende que os estados tenham igualdade no peso das decisões do conselho a ser criado.

“Não posso ter estados de segunda linha, assim como é no Senado, precisa ter o mesmo peso. Se o Senado é a casa da federação o Conselho Federativo não pode ser diferente”, disse.

Nesta manhã, o governador esteve em uma agenda na zona Sudeste, onde houve a entrega da reforma e ampliação do Centro de Equoterapia do estado.

Fonte: Paula Sampaio  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais