35.6 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíPolítica

Governador Rafael Fonteles diz que adotará modelo do CEIR para hospitais do Piauí

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde

Ao participar das comemorações dos 15 anos do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), o governador Rafael Fonteles (PT) confirmou nesta segunda-feira (8) que fará parcerias com  Organizações Sociais sem fins lucrativos para gerenciar hospitais no Piauí. O objetivo é melhorar a qualidade do atendimento dos hospitais. A declaração foi dada pelo governador durante as comemorações no CEIR, na manhã de hoje. Rafael classificou o atendimento do Centro de Reabilitação como um modelo a ser seguido pelo estado. O CEIR é administrado pela Fundação Reabilitar, uma entidade social sem fins lucrativos.

A proposta de transferir a gestão de hospitais para Organizações Sociais sem fins lucrativo já foi discutida em reunião do Conselho Estadual de Saúde.

Pelos contratos, a gerência das três instituições de saúde – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, uma unidade em Campo Maior e o hospital estadual no Mocambinho – deve ser administrada por Organizações Sociais.  O Conselho Estadual de Saúde aprovou resolução contrária a decisão do governo.

Em entrevista, Rafael Fonteles avaliou positivamente a unidade de saúde e disse que o CEIR deve ser visto como um “modelo de gestão” para os demais hospitais do estado.  O Ceir é um projeto do Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Desde a fundação, em 2008, é administrado pela Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos.

“Queremos esse padrão de excelência que essas entidades do terceiro setor são capazes de gerar para a sociedade. Aqui é um equipamento público e permanece público, mas, gerido por entidades do terceiro setor. Queremos aprofundar isso. Nosso grande sonho é que esse padrão de atendimento seja estendido para todas as unidade de saúde do Piauí e vamos perseguir esse sonho”, afirmou o governador.

Um Sistema Fotovoltaico e um elevador com capacidade para oito pessoas foram inaugurados no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), que completa 15 anos neste mês de maio. O ato contou com a presença do governador Rafael Fonteles (PT) e de parte da bancada de deputados estaduais, além da conselheira do TCE-PI, Rejane Dias.

Os equipamentos foram instalados com recursos de aproximadamente R$ 650 mil arrecadados através bazar do Ceir, por meio da venda de produtos doados pela Delegacia da Receita Federal em Teresina.

Durante a solenidade o esposo da repórter da TV Cidade Verde, Gorete Santos, Marcus Aurélio Costa Flores, que é atendido pelo CEIR fez um relato emocionante sobre a sua trajetória de recuperação no Centro Integrado, após ter sido acometido por sequelas de infecção da Covid-19.

O deputado estadual Dr. Vinicius (PT) também elogiou o trabalho feito pelos profissionais do CEIR e disse que a Secretaria de Políticas Para Pessoa Com Deficiência está preparando mais duas ações: a primeira é o lançamento das ações do Pacto Pela Criança, que será feito pela primeira-dama Isabel Fonteles e à segurança será um programa voltado para correção de deficiência visual em crianças. A meta é atender até 5 mil pacientes.

Fonte: Paula Sampaio  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais