25 de junho de 2026
Cidades em Foco
Betânia do PiauíDestaqueGeral

Gestão de Betânia do Piauí divulga ações e investimentos do primeiro ano de governo: ‘Só o começo”

Josivan Coelho

A gestão de Josivan Coelho e Jacinaldo Macedo apresentou, nesta segunda-feira (9), um balanço das ações desenvolvidas ao longo do primeiro ano de administração, destacando investimentos em áreas como segurança hídrica, infraestrutura, educação, saúde, assistência social, agricultura, cultura, economia e meio ambiente.

Em pronunciamento, o prefeito ressaltou os desafios iniciais e os avanços alcançados no período, reforçando o compromisso, responsabilidade e transparência com os munícipes para assegurar o desenvolvimento e mais dignidade para a população em todos os setores.

“Quando assumimos, sabíamos que o caminho não seria fácil. Herdamos desafios antigos, mas também algo muito maior: a esperança do nosso povo. O primeiro ano foi de muito trabalho, luta e decisões difíceis. Cada ação que realizamos foi pensando em cuidar de Betânia, respeitar cada cidadão e construir um futuro melhor para a nossa cidade”, afirmou.

Segurança hídrica

Considerada prioridade desde o início da gestão, a segurança hídrica recebeu investimentos significativos. Dentre as ações realizadas, estão a perfuração de 37 poços na zona rural, limpeza e ampliação de 26 barragens, construção da barragem do Barro Branco e distribuição de 2.120 carradas de carro-pipa, totalizando mais de 18 milhões de litros de água para a população.

“Cada poço, cada barragem e cada carrada de água representa dignidade, respeito e compromisso com quem mais precisa”, destacou o prefeito.

Infraestrutura e desenvolvimento urbano

Na área de infraestrutura, a gestão iniciou a construção da Unidade Básica de Saúde da Vila do Mel, construiu três novas salas de aula e recuperou a quadra da comunidade. No setor, foram implantados 13 mil m² de novos calçamentos, revitalizadas estradas rurais e concluído o pátio da Cabritânia, além da recuperação de 9.300 hectares no território municipal.

“A infraestrutura é a base para o desenvolvimento e para a qualidade de vida do nosso povo”, disse.

Educação

A educação foi apontada como uma das prioridades do governo municipal. A administração implementou o ensino em tempo integral em todas as escolas, entregou fardas para alunos e profissionais e materiais escolares, implantou o programa “Alfa e Beto” e adquiriu materiais para estudantes do 6º ao 9º ano e da EJA.

Na área, o prefeito citou o investimento de R$ 500 mil em kits e carteiras escolares, chegada de mobiliários, caminhas e colchões, além da reforma e ampliação de escolas e investimento de R$ 90 mil na subestação da Escola Maria Natividade, contratação de consultoria em educação inclusiva, realização de processo seletivo para professores e auxiliares e formações continuadas para educadores.

Segundo dados divulgados, 95% da população aprovam programas como merenda e transporte escolar. “Educação é prioridade, é aqui que o futuro de Betânia começa”, comentou o gestor.

Saúde

Na saúde, foram realizadas ações como a entrega de uma ambulância para a Vila do Mel, contratação de quatro enfermeiros e dois médicos e o fim das filas para exames laboratoriais. O município conquistou o 10º lugar no estado em cobertura vacinal contra a influenza e o 9º lugar no Piauí Saúde Digital.

A gestão também adquiriu uma nova van para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), implantou uma nova casa de apoio e disponibilizou um novo veículo para pacientes em Teresina. Segundo levantamento municipal, 98% da população aprovam a qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

“Cuidar da saúde é cuidar da vida das pessoas”, destacou o prefeito.

Agricultura e fortalecimento da economia rural

Para incentivar a produção rural, foi criada a ProLeite e estruturada a associação do setor, com a instalação de cinco tanques de leite. Mais de 600 pessoas participaram de capacitações em parceria com o SEBRAE e o SENAR.

A gestão também promoveu apoio à comercialização local, realizou a feira da agricultura familiar e distribuiu 120 mil raquetes de palma para incentivo da convivência com o semiárido em períodos de baixa precipitação.

“Fortalecer quem produz é fortalecer a economia de Betânia”, afirmou.

Assistência social

Na assistência social, foram entregues 1.876 mil cestas básicas por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, além da distribuição de alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A gestão também promoveu cursos profissionalizantes e desenvolveu o projeto Primeira Infância em Movimento, que alcançou o 5º melhor resultado no Piauí.

“Assistência social é acolhimento, cuidado e dignidade”, ressaltou o prefeito.

Cultura, esporte e lazer

O município investiu em eventos culturais e esportivos, como as comemorações do aniversário da cidade, realização de uma grande cavalgada e campeonatos municipais nas categorias masculino, feminino e veterano.

“Betânia voltou a sorrir, a celebrar e viver a sua cultura”, declarou.

Desenvolvimento econômico e empreendedorismo

Na área econômica, o município aderiu ao programa Cidade Empreendedora, do SEBRAE, implantou a Sala do Empreendedor com selo ouro e ampliou o incentivo aos microempreendedores individuais (MEIs).

“O desenvolvimento econômico também avançou”, afirmou o gestor.

Gestão e organização administrativa

Segundo a prefeitura, houve maior controle e organização das despesas públicas, incluindo gastos com combustível, medicamentos e materiais. Na cidade, foi criado o almoxarifado municipal e adquiridos equipamentos tecnológicos permanentes para as secretarias, além da compra de uma PC avaliada em R$ 748 mil.

“Organização também é respeito com o dinheiro do povo”, disse o prefeito.

Meio ambiente e sustentabilidade

As ações ambientais incluíram o plantio de mais de 900 mudas para recuperação de áreas degradadas, doação de outras 800 mudas à população e mutirões de limpeza com participação de estudantes e servidores.

Por fim, o município promoveu a gincana Eco-Betânia, realizou limpeza urbana em terrenos particulares, encerrou lixões, implantou coleta de lixo na Vila do Mel e iniciou o serviço na comunidade Emparedada, além de conquistar o selo A do ICMS ecológico.

“Cuidar da cidade é cuidar do futuro”, destacou.

Ao encerrar o balanço do primeiro ano de gestão, o prefeito avaliou os resultados e projetou continuidade nas ações.

“Foi um ano de muito trabalho, nada foi fácil, mas tudo valeu a pena e isso é só o começo. Seguiremos firme com responsabilidade, compromisso e amor por Betânia”, concluiu.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais