Com foco no fortalecimento do turismo no município, a Prefeitura de Picos promoveu, nesta quarta-feira (14), o evento Conexão Picos – Turismo, Cultura e Negócios. A iniciativa foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, reunindo empresários dos setores de alimentação, transporte e hotelaria, além de representantes da gestão municipal e da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí (SETUR).
O encontro ocorreu no auditório do SENAC José Amir de Sá e teve como objetivo aproximar o poder público da iniciativa privada, por meio de diálogos e troca de ideias voltadas à construção de caminhos para o fortalecimento do setor turístico local.





Durante o evento, estiveram presentes o prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), e o superintendente da SETUR, José Neto Monteiro. A programação contou com apresentações, debates e a exposição de um calendário de eventos municipais voltado para o fomento ao turismo na cidade.
A secretária municipal de Turismo, Michelly Saunders, destacou a importância de ouvir as necessidades do setor empresarial local. Segundo ela, Picos já possui um turismo consolidado em áreas como saúde, educação e comércio, e agora é hora de ampliar as possibilidades explorando o potencial histórico, cultural e religioso do município.

“Vamos vender nossa história, trabalhar o circuito histórico, falar da Catedral, do Museu Ozildo Albano, da Feira Livre e do Morro da Mariana. São atrativos que podem compor um turismo mais completo e atrativo para visitantes”, pontuou a secretária.
Entre os empresários presentes, a avaliação foi positiva. Para Etevaldo Filho, do Picos Hotel e do restaurante anexo, o evento foi um importante espaço de articulação. “Espero que essas parcerias se repitam. Foi muito importante para donos de restaurantes, hotéis, bares e lojistas em geral”, comentou.

A empresária Lia Luz, dos restaurantes Bendito Fogão e Zeca, também elogiou a iniciativa. “Deu para abrir a mente para o real significado do turismo nas nossas vidas”, afirmou.
Michelly também lembrou que o Picos Cidade Junina, que será realizado entre os dias 29 de maio e 1º de junho, será uma grande oportunidade para colocar em prática as propostas discutidas no evento.

“O nosso São João é a grande aposta para o ano de 2025. Precisamos estar preparados para encantar os turistas com nossa culinária, nossa rede hoteleira, organização, segurança e hospitalidade”, concluiu.