28.1 C
Jacobina do Piauí
27 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

EUA emitiram mais de 1 milhão de vistos para brasileiros em 2023

Foto: Arquivo Cidade Verde

A embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil anunciaram nesta sexta-feira (5) que emitiram 1,125 milhão de vistos para brasileiros em 2023. A cifra é uma “marca histórica”, segundo comunicado assinado pelos órgãos -o texto não fornece, porém, informações sobre a quantidade de documentos expedidos em anos anteriores.

O ano foi marcado por longas filas para obter vistos de turismo ou negócios para o país. Em junho, por exemplo, o tempo de espera para agendar uma entrevista em São Paulo chegou a 630 dias, um recorde de acordo com levantamento da AG Immigration. O período caiu pela metade no mês seguinte.

A espera se devia à demanda acumulada durante a pandemia de Covid-19, durante a qual os EUA chegaram a suspender a emissão de autorizações de entrada não emergenciais para estrangeiros.

Em compensação, o prazo para agendar uma entrevista no consulado paulistano previsto pelo portal do Departamento de Estado americano nesta sexta era de no máximo seis dias. Trata-se do resultado de esforços coordenados “de consulados em todo o país para reduzir os tempos de espera para entrevistas de visto e proporcionar um processo de solicitação simplificado”, afirma o comunicado assinado pela embaixada e pelos consulados americanos.

Ainda de acordo com a nota, o consulado de São Paulo foi o líder na emissão dos documentos, tendo concedido quase metade dos mais de 1 milhão de vistos para brasileiros expedidos em 2023. Em seguida, vêm as seções do Rio de Janeiro, com cerca de 25% do total; de Brasília, com 15%, e do Recife, com 10%.

A expectativa de uma cifra alta de emissões no Brasil já tinha sido adiantada à Folha por Julie Stufft, secretária-assistente do setor de vistos do Departamento de Estado americano.

Em novembro, ela afirmou ao jornal que quase 1 milhão de vistos de turismo e negócios tinham sido aprovados no país no ano fiscal passado, que foi de outubro de 2022 a outubro de 2023. O número era quase o dobro do registrado no período anterior, quando 625 mil foram concedidas autorizações de viagem.

É possível consultar o tempo de espera para vários tipos de visto nos diferentes consulados dos EUA no país no site do Departamento de Estado americano. Os de turismo são os de classificação B1/B2.

Fonte: Folhapress

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais