30.3 C
Jacobina do Piauí
27 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralNordeste em FocoPiauí

Estudantes e professores da Seduc poderão participar de intercâmbio nos EUA; saiba mais

Estudantes e professores da Seduc poderão participar de intercâmbio nos EUA - Divulgação/Seduc

Estudantes e professores de escolas vinculadas à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) terão a oportunidade de participar de um intercâmbio nos Estados Unidos (EUA). Esta iniciativa faz parte do novo programa Seduckathon, destinado a alunos dos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais.

O Seduckathon é uma competição de programação e dá aos estudantes e docentes a possibilidade de vivenciarem uma experiência educacional de alto nível. De acordo com o Secretário de Educação, Washington Bandeira, a parceria com a instituição do exterior foi firmada durante agenda internacional do governador Rafael Fontes no ano passado.

“Essa é mais uma novidade que nós estamos implementando este ano. Nossos alunos terão a chance de participarem de um intercâmbio inédito. Os selecionados irão para a melhor escola técnica voltada para a área de programação de tecnologia da informação”.

Washington BandeiraSecretário de Educação

O processo seletivo para a escolha dos estudantes e docentes será dividido em três fases, começando com uma prova objetiva a ser aplicada em 19 de fevereiro. Essa prova incluirá 60 questões, abrangendo tanto conhecimentos específicos quanto língua inglesa.

Os melhores times, compostos por cinco alunos de cada escola, avançarão para a próxima etapa, onde desenvolverão projetos de programação visando solucionar desafios reais enfrentados pelas escolas, como gestão escolar e sustentabilidade.

Os projetos selecionados competirão no Seduckathon, que acontecerá nos dias 27 e 28 de abril. Os vencedores – 20 estudantes e 4 professores – ganharão um intercâmbio de 30 dias na Worcester Technical High School (WTHS), em Massachusetts, Boston.

Além do intercâmbio, haverá premiações em dinheiro para as equipes classificadas entre a 5ª e 10ª posição. Estudantes receberão bolsas de R$ 350,00, e professores orientadores, bolsas de R$ 1.000.

Como Participar

As inscrições estão abertas até o dia 9 de fevereiro e podem ser feitas gratuitamente através do site seduc.pi.gov.br/seduckathon. Confira mais informações no edital clicando aqui.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais