27.3 C
Jacobina do Piauí
15 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Elmano Férrer pede votação de PEC que assegura recursos para irrigação

O senador Elmano Férrer (PTB-PI) comemorou em Plenário, nesta sexta-feira (19), o avanço na tramitação de proposta de emenda constitucional (PEC 78/2013) que amplia por 15 anos o período de aplicação obrigatória pela União de percentuais fixos dos recursos federais destinados à irrigação nas Regiões Centro-Oeste e Nordeste.

– Não há dúvida, é mais uma iniciativa em favor da superação das imensas desigualdades regionais que ainda assolam o nosso Brasil, desigualdades que são patenteadas no fato de que os frutos do desenvolvimento não são distribuídos igualmente por todas as regiões – comentou.

A PEC 78/2013, que teve origem na Câmara dos Deputados, foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ao final de maio. O senador aproveitou para pedir apoio dos colegas para que a proposta seja logo incluída na pauta de votação do Plenário.

– A urgência se faz necessária, pois, desde 2013, quando venceu o prazo de 25 anos, a União deixou de ser obrigada a priorizar a aplicação de recursos na Região Nordeste.

Pelo texto, continuam reservados ao Centro-Oeste, pelo tempo adicional, 20% dos recursos federais para irrigação. No caso do Nordeste, são 50% dos recursos, preferencialmente para o Semiárido. A novidade é que metade do que for destinado às duas regiões será direcionado para projetos que beneficiem a agricultura familiar.

Plano estratégico

O senador também relatou que, no Piauí, há questionamentos de diversos setores sobre a ausência do estado do plano de investimentos estratégicos do governo federal. Por outro lado, observou que foi anunciado um conjunto de projetos em benefício de quatro estados – o plano Matopiba, em favor do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Salientou, contudo, que ainda falta previsão de recursos orçamentários.

– Embora concebido tecnicamente, não há os recursos orçamentários que deveriam constar desse projeto, especialmente para a infraestrutura de estradas, energia, comunicação, enfim, de áreas fundamentais à região dos cerrados desses quatro estados – destacou.

 

Fonte: Senado

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais