Neste domingo (6), mais de 155,9 milhões de eleitores devem participar das eleições municipais em 5.569 municípios brasileiros. Para evitar contratempos no dia da votação, a Justiça Eleitoral recomenda que os cidadãos confirmem, com antecedência, seu local de votação. A consulta pode ser feita por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título.
A Justiça Eleitoral disponibiliza diferentes ferramentas para que os eleitores possam consultar com antecedência o local de votação nas eleições municipais. A confirmação do local é essencial para evitar deslocamentos desnecessários no dia da eleição e garantir que o cidadão esteja no local correto para exercer o seu direito ao voto.
Como consultar o local de votação pelo site do TSE
A consulta ao local de votação pode ser feita diretamente pelo site do TSE. Para isso, siga os seguintes passos:
- Acesse a página de Atendimento ao Eleitor no site do TSE.
- Clique na opção “Onde Votar”.
- Forneça um dos seguintes dados: nome completo, número do título de eleitor ou CPF.
- Informe também a data de nascimento e o nome da mãe.
Após preencher essas informações, o sistema vai exibir o número da inscrição eleitoral, a zona eleitoral e o local de votação.
Além do site do TSE, os sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também oferecem esse serviço de consulta. O procedimento é semelhante e, após o preenchimento dos dados, o eleitor poderá visualizar o local de votação, a zona eleitoral e o número da seção.
Como consultar o local de votação pelo aplicativo e-Título
Outra forma de verificar o local de votação é utilizando o aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, oferece acesso ao local de votação logo na tela de início, abaixo do nome da eleitora ou do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva secção eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play e pode ser baixado até este sábado (5), um dia antes do pleito.
O que levar no dia da votação
No dia da eleição, não é necessário levar o título de eleitor impresso. O e-Título, versão digital do documento, pode ser utilizado. Além disso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto, como:
- Carteira de identidade (RG);
- Carteira de trabalho;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Passaporte;
- Certificado de reservista.
A Justiça Eleitoral esclarece que documentos com validade expirada serão aceitos, desde que permitam a identificação do eleitor.
Com informações da Agência Brasil