34.3 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralQueimada Nova

Educação de Queimada Nova e PPAIC realizam seminário com foco nas ações de aprendizagem; veja fotos

A Secretaria de Educação de Queimada Nova do Piauí, em parceria com a Equipe Municipal PPAIC, realizou neste sábado (26) o I Seminário Municipal PPAIC, com o tema ‘Avaliar para ensinar ‘. O evento foi promovido na Escola Padre Teixeira, contando com a participação de gestores, docentes e discentes escolares.

Durante o seminário, o objetivo foi proporcionar a apresentação de boas práticas de alfabetização desenvolvidas pelos professores da Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização e gestores de todas as escolas. Na agenda do evento, os presentes tiveram uma apresentação cultural organizada pelos alunos do 2º ano da Escolinha Manoel Gomes, música anunciação com a professora Vanessa, além de uma palestra com a professora Júlia.

O prefeito de Queimada Nova, Raimundo Júlio, cumprimentou toda a mesa de honra presente, além de todos os demais participantes do evento. Ressaltando a importância do evento, o gestor municipal desejou que todos aproveitassem o momento para sanar dúvidas e buscar o melhor para a cidade seguir em progresso no setor educacional.

“Cumprimento a todos os presentes e parabenizo pelo evento. O programa é do Governo do Estado em uma parceria com o município, onde buscamos alfabetizar as crianças no período certo. Quero agradecer a cada um e desejar um bom trabalho para todos, é um ótimo momento para tirar dúvidas”, afirmou.

A secretária de educação, Edleusa Amorim, parabenizou e agradeceu a todos os presentes, que superaram todos os empecilhos para estar partilhando o momento do evento e compartilhando experiências para o desenvolvimento da educação municipal.

“Parabenizo cada criança, porque a apresentação foi linda. Vocês abrilhantaram nosso evento e fico feliz. Aos pais que vieram até aqui, obrigada por incentivar o filho de vocês. Agradeço a cada um que esteve aqui nesta manhã. Nós sabemos que não é fácil a presença de todos, mas é um prazer ver que estão aqui. Agradeço aos professores e a equipe da Regional e Municipal. Peço perdão pelas falhas, também, às vezes somos limitados, mas temos feito da maneira que podemos”, ressaltou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Gilmar Macedo, parabenizou os professores que trocaram o descanso do final de semana por uma paixão: buscar melhorias para as crianças. O vereador ainda destacou que o evento só ocorre por causa dos profissionais da educação, mas a gestão pública deve colaborar com as ferramentas possíveis.

“Quero parabenizar a todos os professores pela luta de, em pleno sábado, estarem aqui, valorizando em busca de cada dia ver as nossas crianças mais avançadas nos estudos. O evento só acontecem por você e a gestão pública vê tudo o que acontece, nosso papel é fazer tudo o que precisa. Com luta chegaremos lá”, ressaltou.

A coordenadora regional do PPAIC, Isabel Cavalcante, enfatizou que o programa precisa de parcerias e investimentos para que ocorra com sucesso e, apesar de muitos municípios terem assinado o pacto, nem todos desenvolvem as ações. Para satisfação da coordenadora, Queimada Nova é uma cidade que busca a melhoria e tem colhido frutos na área dando a devido importância para os direitos fundamentais da infância.

“É uma satisfação estar aqui. É um dia de sábado, mas quem gosta e se identifica com a profissão, não tem dia e nem hora, é apaixonado e fica feliz quando os resultados acontecem. Parabenizo o prefeito e a secretária que vêm implementando o PPAIC com muita maestria, o município tem se destacado e Queimada Nova tem melhorado. Isso nos deixa feliz, é um trabalho feito em união por um único objetivo: alfabetizar as crianças na idade certa, um direito das nossas crianças”, frisou.

PROGRAMAÇÃO

No cronograma das práticas exitosas, o público presente foi dividido em três categorias: educação infantil, ciclo de alfabetização e gestores escolares. No primeiro, com a formadora Vanderleia Amorim, as responsáveis Josilene, Francineide, Josineide, Girlênia, Josélia, Aparecida e Deuma compartilharam as temáticas de oralidade, leitura, alimentação saudável, avaliação e escrita.

O ciclo de alfabetização, com a formadora Gislaide de Carvalho, trouxe as temáticas do uso de práticas inovadoras para a alfabetização, uso das redes sociais e família para a prática da leitura, escrita e alfabetização, intervenção pedagógica e literacia infantil. Os responsáveis envolvidos foram Inês, Jonilson, Siomara, Marcelo, Maria Janeta, Ení, Jandira e Gildelaine.

A formadora Patrícia Vieira ficou com a categoria de gestores escolares, onde os responsáveis foram Eliete, Paulo Sérgio, Rosemeire, Joelma, Ronaldo, Marinalva, Gilmar, Sueli, Verianeide, Silvana, Francisco e Ivete. Nas pautas, a discussão ficou entre as avaliações, ensino lúdico, integração da família, monitoramento de avaliações e escolar, além de apoio aos professores.

As instituições presentes nas categorias responsáveis foram Creche Tia Josefa, U.E. Henrique Benvindo, U.E. Justino Cecílio, U.E. Leocádio Teixeira, Escolinha Manoel Gomes e U.E. Padre Teixeira.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais