A Jornada Pedagógica 2026 de Acauã aconteceu nesta quarta-feira (4) e marcou o início do ano letivo no município com um momento voltado ao acolhimento, inspiração e fortalecimento dos profissionais da educação. Pensado como um espaço de renovação de propósitos, o encontro reforçou o compromisso da gestão com uma educação pública de qualidade.
O evento, promovido pela Prefeitura de Acauã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu o prefeito Molão, o vice-prefeito Gustão, o secretário municipal de Educação Hildevan José, além de coordenadores, técnicos, educadores e um representante religioso para reforçar a fé em mais um ano.
A programação teve início com a apresentação da fanfarra municipal de Acauã, responsável pela execução do Hino Nacional, seguida por uma apresentação cultural do Instituto Água Viva, valorizando a cultura e a participação artística no momento formativo.
Durante sua fala, o prefeito Molão destacou os avanços da educação no município e reafirmou o compromisso da gestão com áreas essenciais. “É muito importante saber que a educação de Acauã está bem evoluída. É uma preocupação que nós, gestores, temos: a saúde e o estudo. Só tenho a agradecer a todos, que a palestra seja um bom trabalho”, afirmou.

O vice-prefeito Gustão deixou uma mensagem de incentivo aos educadores. “Eu sei que vai ser bom para todos vocês. Que seja mais um ano de conquistas. Tenham paciência com os alunos, sei que não é fácil, mas dará tudo certo”, disse.

O secretário de Educação, Hildevan José, agradeceu pelo trabalho e desempenho de todos os profissionais envolvidos com a pasta, frisando a parceria do prefeito Molão e investimentos para assegurar o desenvolvimento. De acordo com o representante, o objetivo é manter a cidade com índices positivos na educação, contando com apoio de parceiros e consultorias.
“O objetivo da nossa gestão é acompanhar, caminhar junto e incentivar as questões da formação pedagógica. A gente sabe que os nossos resultados nas avaliações externas que tivemos foram muito bons. Isso é mérito da nossa equipe. Quero parabenizar também o prefeito o apoio porque se não fosse pelo apoio dele, não teríamos alcançado esse resultado. O ano, para nós, é ano de colheita”, colaborou.

A coordenadora geral de Educação, Flávia Cristina, ressaltou o caráter simbólico e formativo da Jornada Pedagógica, assim como ressaltou a importância da proteção de Deus para superar os desafios de mais um ano letivo.
“É com alegria e respeito ao trabalho de todos vocês que nós nos encontramos aqui para iniciarmos mais um ano letivo com essa Jornada Pedagógica. Muitos desafios virão, porque trabalhar nessa pasta tem muitos desafios e dificuldades. Com a proteção de Deus, conseguimos superar cada desafio que vai aparecer. O encontro é para renovar ideias, propósitos e compartilhar experiências”, destacou.

Após os pronunciamentos das autoridades, os participantes acompanharam a palestra com Fátima Holanda, que trouxe reflexões voltadas à prática pedagógica e aos desafios do cotidiano escolar.














































































































































