30.2 C
Jacobina do Piauí
6 de dezembro de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauíPolítica

Deputado propõe entrega de Título de Cidadania Piauiense ao Ministro da Integração, Waldez Góes

Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Foi apresentado na última quinta-feira (07) na Assembleia Legislativa do Piauí um projeto de decreto legislativo propondo a entrega do Título de Cidadania Piauiense ao ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Antônio Waldez Góes da Silva. A proposta é o deputado estadual Rubens Vieira (PT), que destacou que o trabalho realizado pelo ministro promove benefícios diretos para o Piauí.

Waldez Góes participou ontem (08) da assinatura da ordem de serviço para a construção da Nova Barragem de Algodões, em Cocal, cidade da qual Rubens Vieira já foi prefeito por dois mandatos. “Além de fornecer uma fonte segura de água para consumo, a obra objetiva também promover a irrigação, piscicultura e outras atividades para a população”, destacou o parlamentar.

Para justificar a propositura, Rubens Vieira disse que a atuação de Waldez Góes visa contribuir para a criação de condições de vida mais dignas e sustentáveis para a população piauiense. O projeto ainda será submetido à avaliação da Casa Legislativa.

Quem é Waldez Góes

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, é técnico agrícola formado na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal e funcionário público de carreira como extensionista rural. Governador do Amapá por quatro mandatos, Góes começou a vida na política em 1989, quando se filiou ao PDT. Um ano depois, foi o deputado estadual mais votado nas eleições. Em 1995, foi reeleito deputado estadual e criou o Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá.

Em 2003, Waldez Góes foi eleito governador do Amapá pela primeira vez, tendo sido reeleito em 2007, 2014 e 2018. Ele também foi presidente, em duas ocasiões, do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Em 2008, foi fundador da Força-Tarefa dos Governadores para Clima e Floresta, organismo que reúne 38 estados de Brasil, Estados Unidos, México, Nigéria e Indonésia que cooperam em ações para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa, obtenção de financiamentos para ações ambientais e intercâmbio de tecnologias e pesquisas.

Em dezembro de 2022, Góes foi anunciado como o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do terceiro governo Lula. Em junho de 2023, foi admitido pelo presidente Lula ao último grau da Ordem do Mérito da Defesa.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais