O Governo do Estado vai lançar, até a próxima semana, edital para contratação de veículos para ampliar a operação carro-pipa no Piauí. Segundo o secretário da Defesa Civil, Hélio Isaías, já há recursos assegurados para socorrer as famílias vítimas da estiagem no semiárido.
Até o momento, o serviço de abastecimento d’água por caminhões-tanques é executado exclusivamente pelo Exército Brasileiro, chegando a 85 municípios piauienses. Com a ação do governo, o número de cidades beneficiadas deve praticamente triplicar. “Já temos recurso do Ministério da Integração Nacional e a meta é alcançarmos de 100 a 150 novos município com a operação carro-pipa” assegura o secretário Hélio Isaías.
O atendimento pode ir além dos limites do semiárido. A Secretaria da Defesa Civil tem recebido pedidos de auxílio de municípios da região norte do estado, como Caxingó e Luís Correia.
De acordo com o secretário, R$ 12 milhões foram repassados pelo Governo Federal para atendimento emergencial no Piauí. A ampliação da operação carro-pipa deve iniciar ainda na primeira quinzena de agosto.
Governo do Piauí