24 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

Decreto cria fases de alerta e combate para enfrentar incêndios no Piauí

O governador Rafael Fonteles regulamentou o Plano Estadual de Ações Integradas de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais do Piauí (PAIF-PI). O decreto nº 24.513, publicado no Diário Oficial do Estado, estabelece as diretrizes de atuação dos órgãos estaduais no enfrentamento aos incêndios florestais e define mecanismos de prevenção, monitoramento e resposta em todo o território piauiense.

O plano passa a funcionar como instrumento permanente da política ambiental e de defesa civil do Estado, reunindo ações coordenadas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.

Segundo o decreto, o objetivo é organizar e agilizar as respostas aos incêndios, reduzindo impactos ambientais e sociais causados pelo fogo, especialmente sobre a fauna, a flora e comunidades atingidas. O texto também prevê integração entre órgãos públicos, compartilhamento de dados e atuação conjunta nas operações.

O PAIF-PI foi estruturado em três fases estratégicas ao longo do ano. A chamada “Fase Verde”, entre janeiro e março, concentra ações preventivas e de planejamento. A “Fase Amarela”, entre abril e maio, é voltada ao monitoramento e preparação operacional. Já a “Fase Vermelha”, de junho a dezembro, corresponde ao período crítico de incêndios, quando haverá atuação integrada da Semarh, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

O decreto também cria o Comitê de Gestão do Plano Estadual de Ações Integradas de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais, responsável por acompanhar a execução das ações, pactuar metas e promover articulação entre os órgãos envolvidos.

A gestão do plano será dividida em quatro níveis de coordenação: geral, operacional, regional e local. A Coordenação Geral será formada pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, pelo secretário estadual do Meio Ambiente e pelo secretário estadual da Defesa Civil. A presidência ficará sob responsabilidade da Semarh.

O texto considera legislações federais e estaduais voltadas à política ambiental, mudanças climáticas, defesa civil e combate ao desmatamento ilegal. O decreto também vincula o plano às estratégias estaduais de adaptação climática e enfrentamento de catástrofes ambientais.

A medida entra em vigor imediatamente e estabelece uma política contínua de prevenção e combate aos incêndios florestais no estado.

Fonte: Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais