23 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

CRM-PI recomenda suspensão de cirurgias eletivas devido à falta de sedativos e analgésicos

Medicamentos são bastante utilizados em UTIs e centros cirúrgicos — Foto: Divulgação/CCOM

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) emitiu, nessa segunda-feira (27), uma nova recomendação para que os médicos suspendam as cirurgias eletivas nos hospitais públicos do estado. A suspensão seria devido ao baixo estoque ou até mesmo a falta de sedativos e analgésicos, também utilizados no tratamento de pacientes com Covid-19.

Na recomendação, o CRM-PI orienta que a suspensão deve ser mantida até que sejam regularizados os estoques das medicações de Midazolam, Fentanil, Noradrenalina, Dopamina, Atracúrio, Rocurônio. Os medicamentos são bastante utilizados nos centros cirúrgicos e nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

A entidade contou ter recebido denúncias de profissionais sobre a falta dos medicamentos necessários à sedação, anestesia, bloqueio neuromuscular e controle hemodinâmico dos pacientes acometidos pela Covid-19.

Em relação aos hospitais da rede privada, o CRM-PI recomendou que ‘o diretor técnico proceda à atestação da suficiência dos medicamentos citados, encaminhando o respectivo relatório ao Conselho, podendo retomar a realização das cirurgias eletivas no estabelecimento de saúde’.

“As orientações apresentadas são válidas para este momento da pandemia causada pelo novo coronavírus, podendo sofrer alteração a qualquer momento, a depender das informações divulgadas pelas entidades médicas e autoridades relacionadas à situação apresentada, e ainda considerando o retorno dos médicos e as fiscalizações a serem realizadas pelo Conselho”, diz a recomendação.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais