24.7 C
Jacobina do Piauí
6 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralPolítica

Ciro Nogueira pede auditoria no Programa Cisternas por suspeita de uso indevido do dinheiro público

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) protocolou, nesta terça-feira (17), requerimento na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) solicitando uma auditoria, com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU), para avaliar a regularidade do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água – conhecido como Programa Cisternas.

A medida tem como objetivo apurar indícios de favorecimento político e má distribuição de recursos, revelados por relatório da CGU e reportagem do jornal O Globo, publicada no dia 14 de maio de 2025.

Segundo os dados, em 2023, cerca de 85% dos R$ 755,8 milhões repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) foram destinados a mesma ONG, que possui vínculo partidário com autoridades do Governo Federal, a Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido (AP1MC).

“É preciso investigar o motivo desta concentração de recursos sobre uma única entidade, especialmente quando há suspeitas de vínculos partidários. O dinheiro público deve atender o povo brasileiro com equidade, e não ser utilizado como ferramenta de favorecimento político”, afirma o senador.

O requerimento também chama atenção para as subcontratadas, como a Cooperativa para o Desenvolvimento Rural e Sustentável da Agricultura Familiar do Piauí (Cootapi) e a Cooperativa Mista de Trabalho (Comtacte), ambas receberam valores expressivos, mais de R$ 13 milhões e possuem ligações políticas questionáveis, o que pode ferir os princípios da impessoalidade e moralidade que regem os contratos administrativos e previstos na Constituição.
Ciro Nogueira destaca que a ausência de critérios objetivos e a concentração de recursos públicos em entidades específicas impõem risco à gestão eficiente do programa, que deveria priorizar a transparência e o atendimento igualitário das populações afetadas pela seca no semiárido brasileiro.

“Essa investigação é urgente para garantir que os recursos cheguem a quem realmente precisa e não sirvam a interesses de grupos políticos. O povo brasileiro já está suficientemente onerado para ter de arcar também com o peso da má gestão e do uso indevido do dinheiro público”, enfatizou o parlamentar.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais