31 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Chega a 90 o número de pacientes na fila de espera por leitos de UTI e enfermaria no Piauí

Coronavírus — Foto: Divulgação

Em cinco dias, a fila de espera por um leito de UTI ou enfermaria para tratamento da Covid-19 passou de 40 para 90 pacientes no Piauí. A informação- referente ao domingo (14)- foi apurada pelo Cidadeverde.com com o Complexo Regulador do Estado, responsável por verificar a quantidade de vagas disponíveis nas redes municipal e estadual.

Na nota conjunta divulgada no final de semana, as 10 entidades ligadas aos profissionais de saúde informaram que o Piauí tinha atingido o índice de ocupação de 100% de leitos de UTI.
Veja trecho do documento das entidades de saúde: 
1) A fila de regulação no Piauí conta hoje com aproximadamente 100 (cem) pessoas à espera de um leito de enfermaria ou de UTI Covid (dado de sexta-feira (12)
2)  Há escassez de insumos e medicações no mercado;
3) Dificuldade e limitação para criar leitos na mesma velocidade com a qual os casos se expandem, tanto por limitação de equipamentos quanto por limitação e exaustão das equipes;
4)  Risco iminente de pacientes não conseguirem assistência nas unidades de saúde e hospitais;
5) Ritmo lento de vacinação, pois, até o momento, apenas 3,29% da população piauiense foi imunizada, segundo o painel epidemiológico Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI).

Leia na íntegra aqui

AMPLIAÇÃO DE LEITOS

O Estado e o município de Teresina também têm se mobilizado para aumentar os leitos. Desde a semana passada, o Hospital da Polícia Militar (HPM) passou a ser exclusivo para atendimento covid com 80 leitos, sendo 60 clínicos e 20 UTIs. Também na Capital, a Unidade de Pronto Atendimento do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) passou a ser exclusiva para pacientes infectados pelo novo coronavírus com mais 35 novos leitos de UTI Covid. 

Em Parnaíba, no litoral do Piauí, o governador Wellington Dias (PT) e o prefeito Mão Santa (DEM) firmaram  uma cooperação técnica para reativar 10 leitos de UTIs e 20 leitos clínicos no hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima.

NOVO DECRETO

Diante da situação, o Governo do Estado editou decreto que começa a valer a partir desta segunda-feira (15) com toque de recolher a partir das 21h. O lockdown parcial foi ampliado e segue das 21h, desta quarta (17) até o domingo (21).

Fonte:  Graciane Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais