A Prefeitura de Paulistana, por meio das Secretarias de Agricultura e Cultura, com apoio da Sala do Empreendedor, realizou, nesta sexta-feira (2), a Feira da Agricultura Familiar, nas proximidades do Bairro Correnteza. Iniciado às 5h, o evento reuniu agricultores, artesãos e moradores da região.
Com barracas de variedades de hortaliças frescas, frutas colhidas do campo, produtos apícolas, doces caseiros, polpas naturais e artesanato, a feira teve como objetivo o fortalecimento da economia local e valorização dos pequenos produtores e artesãos.
Fomentando a cultura, o momento ainda recebeu música ao vivo para animar o ambiente, ao som da dupla Evangivaldo e Almiro. Os artistas trouxeram um repertório típico da cultura nordestina, proporcionando ainda mais conforto para o espaço de trocas de saberes.
De acordo com o prefeito Osvaldo da Abelha Branca, o antigo espaço destinado para a organização da feira foi retomado para que as atividades ganhassem visibilidade do povo. O gestor reforçou o compromisso da gestão em buscar melhorias para a agricultura e artesanato.
“Retomamos a Feira da Agricultura Familiar juntando com o artesanato e cultura, com o mesmo objetivo: manter, potencializar e dar visibilidade àquilo que é produzido, o que é comércio, além de fazer um espaço interativo”, declarou.
O vice-prefeito, Rubmário Lima, ressaltou a qualidade dos alimentos e a reciprocidade entre vendedor e comerciante. O representante parabenizou as ações da equipe em incentivo aos produtores locais.
“São os produtos orgânicos para comercializar e, consequentemente, levar mais saúde e um produto de qualidade para mesa de todos os paulistanenses. A Prefeitura está de parabéns por estar incentivando os produtores e a população local a comprar”, afirmou.
O secretário de Agricultura, Lucas Brito, destacou os objetivos do evento, enfatizando o papel que desempenha para reafirmação da identidade cultural do povo de Paulistana. Além de colaborar com os produtores, a feira serve para fomentar a economia local e melhoria de vida dos populares.
“O evento visa melhorar tanto a qualidade de vida, porque o produto é orgânico, como melhorar a renda de quem produz. É um compromisso da gestão sempre contribuir com as questões sociais para melhorar a vida do homem e da mulher do campo no nosso município”, pontuou.
O secretário de Cultura, Nildo Alencar, frisou as apresentações culturais e a importância de valorizar os nomes da região. “É um momento que, quando as pessoas estão adquirindo produtos saudáveis, tem a parte artística integrada, gerando renda aos artistas e produtores”, disse.
A agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Milla Lima, reafirmou a parceria da instituição. “A Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, apoia a Feira da Agricultura Familiar em Paulistana para reforçar o nosso apoio com os nossos microempreendedores individuais”, frisou.
O prefeito Osvaldo ainda visitou o Parque de Exposição, com ovinos, caprinos e bovinos. O gestor visitou a feira de animais que não ocorria às sextas, mas após audiência pública com os vendedores, foi estabelecida a data.
“A mudança foi pensada para impulsionar as vendas, atrair mais compradores e garantir mais oportunidades para quem vive da atividade rural. Afinal, quando o campo é valorizado, toda a cidade cresce junto”, enfatizou o prefeito.
A agenda contou com visitas às obras de calçamento no Bairro Alto Vistoso, com a presença do prefeito, acompanhado da primeira-dama, do vice-prefeito Rubmário e de vereadores.