Os moradores do município de Caridade do Piauí, a 447 km ao Sul do estado, ficou sem água durante cinco dias. De acordo com populares, o problema que afetou o abastecimento ainda na quinta-feira (7) não foi identificado pela Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa), órgão responsável pela distribuição de água. A denúncia foi feita por meio da plataforma colaborativa VC no G1. A Agespisa informou que a água retornou às torneiras das casas em Caridade do Piauí na segunda-feira (10).
Conforme o internauta Francisco Manoel, a falta de água é um problema recorrente na cidade.
“Ninguém da Agespisa dá uma resposta para os moradores. Toda vez que ligo lá, eles falam não saber do problema e que nunca foram comunicados. E nós ficamos aqui esse tempo todo sem água. Não tem como banhar ou fazer comida. É uma calamidade”, contou.
No local, os moradores contam que se viram como pode. Segundo Francisco Manoel, alguns pegam água do açude da cidade e outros chegam a comprar galões ou pagam carros pipa.
“No meu caso eu tenho um caixa d’água, que já está quase seca. Se a água não voltar logo, não sei como vou fazer. As louças e roupas estão todas sujas”, declarou.
Ainda de acordo com o morador, as escolas da região continuam funcionando normalmente, mas alguns serviços na cidade já ameaçam parar caso o problema não seja resolvido. “Enquanto não tiver água nas torneiras o problema vai continuar e pode piorar. Falta água para tudo”, destacou o internauta.
Nota da redação: A Agespisa informou que a água já retornou às torneiras das casas em Caridade do Piauí. A regularização do fornecimento ocorreu na segunda-feira (11) à tarde depois que o órgão corrigiu um defeito na bomba da estação elevatória, responsável em distribuir água para toda a zona urbana da cidade.
Segundo a Agespisa, o problema na bomba foi causado pelo desgaste nos rolamentos, conforme explicou o gerente regional em Picos, Sérgio Alves da Silva. O serviço foi iniciado no sábado (8) e como as peças não foram encontradas no comércio local, a empresa teve que adquirir os novos rolamentos em Picos, a cerca de 160 quilômetros de distância.
Fonte: G1