Com a proximidade do B-R-O-BRÓ a cidade de Teresina já registra um aumento em até seis vezes a procura por equipamentos de climatização, como o umidificador e o ar-condicionado. Para o setor de refrigeração, devido as altas temperaturas já está ocorrendo um aumento de demanda.
“Esse período conhecido B-R-O-BRÓ começa em setembro, mas para a gente que trabalha com refrigeração isso já começa a crescer a partir de maio, então temos um aumento de 30% na procura de serviços, peças e equipamentos de climatização. Para se ter uma ideia, hoje estamos com a demanda seis vezes maior na procura de climatizadores”, informou Rosélio Sampaio que é gerente de uma loja que vende climatizadores.
Segundo Werton Costa, climatologista, devido ao fenômeno El Niño, estão sendo registradas temperaturas maiores e baixa umidade relativa do ar.
“Por influência do fenômeno El Niño nós estamos desde meado de julho apresentando picos de calor e quadros de baixa umidade relativa do ar, que figuram nos alertas nacionais, e alertas que devem ser encarados com muita seriedade, pois estão apresentando alerta laranja, que é padrão de risco ou perigo para municípios do extremo Sul”, afirmou.
Fonte: Bárbara Rodrigues e Francisco José / CidadeVerde