Prestes a embarcar para o Texas, nos Estados Unidos, a atleta de crossfit Creusa Angélica representará o Piauí e o Brasil em campeonato mundial adaptado para pessoas com deficiência. Com o apoio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria dos Esportes (Secepi), a atleta tem se destacado na sua categoria e está determinada a trazer a medalha para casa.
Creusa, que tem nanismo, atualmente possui o melhor rendimento mundial na categoria, devido à sua rotina rigorosa de treinamento e concentração. Formada em nutrição, a esportista encontrou no crossfit uma maneira de manter seu corpo saudável. “Eu comecei no esporte por causa da autoestima. Fiz musculação e fui me adaptando até começar a competir no crossfit”, afirma a atleta.
A esportista, única brasileira na competição, é uma das grandes promessas do esporte e levanta uma bandeira importante contra o capacitismo. “O que eu quero mesmo é mostrar para as pessoas que todos podem, que todos conseguem. Eu fico muito feliz em incentivar as pessoas com e sem deficiência. Recebo diariamente mensagens positivas de pessoas que acompanham minha rotina de treinos, o que me motiva ainda mais”, destaca Creusa.
O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, ressalta a importância do incentivo do Governo do Piauí para o desenvolvimento de novos talentos no esporte. “É uma alegria termos uma pessoa com deficiência levando o nome do nosso estado para outro país e mostrando o esporte como um importante instrumento de inclusão e reabilitação”, afirma o gestor.
O Crossfit Adaptative 2024 começa dia 19 e vai até o dia 22 de setembro. Para acompanhar, basta acessar o canal do YouTube do evento www.youtube.com/@CrossFitGamesTV