26 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralPolíticaSimplício Mendes

Em Pajeú do Piauí, governador anuncia nova rodovia ligando as regiões de Canto do Buriti e Simplício Mendes

Foto: João Allbert

O governador Rafael Fonteles visitou, nesta sexta-feira (15), obras de infraestrutura em Pajeú do Piauí e anunciou a construção de uma nova rodovia estadual que vai conectar o município à região de Simplício Mendes, fortalecendo a integração logística e o desenvolvimento econômico da região.

Durante a agenda, Rafael Fonteles acompanhou o andamento da pavimentação asfáltica da PI-463, no trecho entre o entroncamento da PI-140 e a sede de Pajeú do Piauí. Com extensão de 19,74 km, a obra é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) e conta com investimento de R$ 6,3 milhões. Atualmente, os serviços já alcançaram 80% de execução.

O governador destacou a importância da rodovia para o desenvolvimento da região. “Estamos verificando in loco essa obra, que está quase concluída. Falta apenas a sinalização e um pequeno trecho na entrada da cidade. Até o mês de julho estará totalmente concluída”, afirmou.

Rafael Fonteles também anunciou que o Governo do Estado pretende iniciar, ainda este ano, a construção de uma nova rodovia ligando Pajeú do Piauí ao povoado Barriguda, em Ribeira do Piauí, passando por Socorro do Piauí e conectando à região de Simplício Mendes.

“Essa é uma obra muito sonhada pela população. Será um novo modal logístico, integrando diretamente as regiões de Canto do Buriti e Simplício Mendes. Em breve, vamos licitar essa obra, com a intenção de iniciá-la a partir de Pajeú ainda neste ano”, disse o governador.

Foto: João Allbert

O prefeito de Pajeú do Piauí, Dalvan Gonçalves, destacou que a nova rodovia deve impulsionar a economia local e fortalecer a integração da região. “Essa nova rodovia representará mais desenvolvimento para o município, porque vai aumentar o fluxo de pessoas e criar uma nova alternativa de acesso entre importantes regiões do estado. Além de encurtar distâncias, a obra vai movimentar a economia, gerar emprego, renda e novas oportunidades para a população. Só temos a agradecer ao governador Rafael Fonteles por essa parceria e pelos investimentos que estão chegando ao nosso município”, afirmou o prefeito.

Além das obras rodoviárias, Rafael Fonteles visitou a pavimentação em paralelepípedo no prolongamento da Avenida Abel Cronemberger. A intervenção, executada pela Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH-PI), contempla uma área de 9.548 m² de calçamento.

O governador ressaltou que os investimentos em infraestrutura fazem parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento regional. “Além das rodovias, estamos executando obras de calçamento, asfaltamento e sistemas de abastecimento de água, além de ações de qualificação profissional. Essa é uma região fértil, grande produtora de melão, e que também terá o fortalecimento da pecuária intensiva, atraindo frigoríficos. O papel do Governo do Estado é investir em infraestrutura, qualificação e acesso ao crédito para gerar emprego e renda”, finalizou Rafael Fonteles.

Foto: João Allbert

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais