25 de junho de 2026
Cidades em Foco
Bela Vista do PiauíDestaqueGeral

Prefeitura de Bela Vista do Piauí promove Arraiá do CRAS e reúne público em agenda de cultura e tradição

A Prefeitura de Bela Vista do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou na última terça-feira (23) mais uma edição do tradicional Arraiá do CRAS. O evento promoveu momentos de integração, valorização da cultura nordestina e fortalecimento dos vínculos comunitários, reunindo usuários dos serviços e programas sociais do município.

A programação foi dividida em dois momentos: pela manhã, na sede do CRAS, os idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram de uma celebração especial com muito forró, arrasta-pé, comidas típicas, concurso de forró e a escolha do Rei e da Rainha Caipira da Melhor Idade.

No período da noite, a festa continuou no Ginásio Poliesportivo, reunindo crianças, adolescentes, famílias e toda a comunidade atendida pelos programas sociais do município. O evento contou com a presença do prefeito Francisco de Sousa Neto, da primeira-dama e professora Eliane Tolentino, do vice-prefeito Gilvan Tolentino, do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Regis Carvalho, além de secretários municipais, vereadores e representantes da equipe do CRAS e da Assistência Social.

Durante a abertura, foi destacado o significado das festas juninas como uma das mais belas tradições da cultura brasileira, marcada pela alegria, danças típicas, comidas regionais e fortalecimento dos laços de amizade e convivência.

Um dos momentos mais aguardados da noite foi o desfile do Rei e da Rainha Caipira Mirim do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, que simbolizou a abertura oficial do arraiá, celebrando a infância e a valorização das tradições populares.

Na agenda, foram apresentados oficialmente os vencedores do concurso de Rei e Rainha Caipira da Melhor Idade, escolhidos durante a programação da manhã. Foram coroados Lourenço Henrique de Sousa, como Rei Caipira, e Maria das Graças Marques Mauriz, a Gracinha, como Rainha Caipira, representando o brilho e a alegria dos idosos do município.

A programação cultural seguiu com a apresentação da Quadrilha Improvisada dos Idosos do SCFV e, em seguida, o público acompanhou as apresentações das oficinas de ballet, com coreografias inspiradas em elementos da cultura nordestina, como as músicas “Feira de Mangueio”, “Voltei Recife” e um animado pot-pourri de baião.

As crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também encantaram o público com uma apresentação ao som do clássico junino “Olha Pro Céu”, reforçando a importância da preservação das tradições culturais entre as novas gerações.

Encerrando a noite festiva, a quadrilha junina “Explosão Caipira”, formada por crianças e adolescentes atendidos pelo SCFV, NUCA e oficinas do CRAS, levou muita alegria ao público com uma apresentação marcada pela criatividade.

Além das atrações culturais, os participantes puderam saborear um cardápio especial de comidas típicas juninas, com Maria Isabel, pintado, farofa e chá de burro, fortalecendo ainda mais o clima de confraternização.

O Arraiá do CRAS reafirmou o compromisso da gestão municipal com a promoção da cultura e do fortalecimento dos vínculos, proporcionando momentos de valorização das tradições populares de Bela Vista do Piauí.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais