26 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralItainópolis

Governo do Estado amplia rede de combate a incêndios com a capacitação de mais 2,5 mil brigadistas em 173 municípios piauienses

Foto: Ascom Semarh

O Governo do Estado tem investido na política de enfrentamento às queimadas por meio do treinamento e capacitação de brigadistas nos municípios. Atualmente, o Piauí conta com mais de 2,5 mil brigadistas distribuídos em 173 municípios e a meta é que, até o final de 2026, todos os 224 municípios do estado contem com uma equipe para combater incêndios florestais ou de vegetação.

As capacitações são realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar do Piauí e os municípios.

Para o secretário do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, os números demonstram o avanço da política ambiental implantada pelo Governo do Estado. “O Piauí vem construindo uma das maiores redes de brigadistas do Nordeste, levando capacitação, estrutura e prevenção para os municípios. Esse trabalho integrado fortalece a proteção ambiental e mostra o compromisso do Estado no enfrentamento às queimadas e na preservação dos nossos biomas”, afirmou o gestor.

A formação dos brigadistas é essencial, especialmente nos períodos mais secos do ano, quando o risco de queimadas aumenta, para reduzir danos ambientais, além de contribuir diretamente para o cumprimento de metas exigidas para o repasse do ICMS Ecológico aos municípios.

Durante os treinamentos, os brigadistas recebem orientações teóricas e práticas sobre prevenção, primeiros socorros, combate direto ao fogo e atuação integrada com os órgãos de segurança, fortalecendo a capacidade de resposta das equipes.

De acordo com o gerente de Prevenção e Combate a Incêndios da Semarh, Mario Filho, o trabalho de formação tem sido essencial para ampliar a resposta rápida aos incêndios florestais no estado. Ele ainda explica que os cursos de formação duram dois dias, sendo um apenas para atividades práticas. “Nesse dia, o brigadista vai aprender a usar o abafador, a motosserra, a se movimentar com segurança durante o incêndio, saber como deve agir de acordo com o vento e a temperatura. São os conhecimentos que o brigadista precisa para enfrentar com rapidez o incêndio florestal”, destaca.

Foto: Ascom Semarh

Mario Filho ainda ressalta que existe um processo de licitação do Governo do Estado para a compra de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) que serão doados para os municípios. “Cada brigadista possui seus EPIs, que nesse primeiro instante ficam a cargo dos municípios. Como boa parte das prefeituras não dispõe desse material, a Semarh está adquirindo os últimos lotes para que, posteriormente, eles sejam doados de acordo com a necessidade, levantada pela sala de monitoramento da Semarh, dos municípios que mais têm focos de incêndios”.

Foto: Ascom Semarh

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais