21.2 C
Jacobina do Piauí
13 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralSimões

Valdeir Carvalho passa a integrar base do prefeito Magno Dantas e fortalece governabilidade em Simões

O cenário político de Simões registrou, na tarde desta terça-feira (17/02), um movimento de consolidação que redefine as forças locais. O empresário e liderança política Valdeir Carvalho oficializou sua integração à Base Governista do prefeito Magno Dantas, em um ato que simboliza uma aproximação estratégica voltada para o futuro do município.

A chegada de Valdeir não ocorre de forma isolada; com ele, seu irmão, que exerce mandato como vereador, também passa a compor a base de apoio ao Executivo. O movimento reforça a bancada governista na Câmara Municipal, que já conta com nomes de expressiva votação e liderança, como a vereadora Mellania (a mais votada no último pleito), o vereador Luciano (líder do governo na Casa), o vereador Erismar e a vereadora Cledilma.

A decisão de Valdeir e de seu grupo familiar de somar ao projeto liderado por Magno Dantas e pelo vice-prefeito Jossi de Belim corrobora a visão de maturidade administrativa defendida pela gestão. Em janeiro, o prefeito — que possui formação acadêmica em Administração — já sinalizava essa abertura em suas redes sociais:

“A verdadeira democracia se fortalece quando somos capazes de ouvir, debater e, principalmente, UNIR FORÇAS E ALINHAR PROPÓSITOS! Exercer a diplomacia é ter a humildade e a coragem de fazer gestão com quem quer somar e trabalhar por uma Simões mais forte.”

A nova configuração traz clareza ao tabuleiro político após períodos de indefinição iniciados na eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Conforme registrado pelo portal Simões Online, a atual legislatura começou com uma composição atípica. Na ocasião, a vereadora Gracinha Xavier (eleita pela base do Prefeito) se candidatou e foi eleita presidente da Câmara com 5 votos (sendo 4 da oposição e o dela própria), derrotando a Chapa 02, composta pelos vereadores Erismar Cordeiro, Cledilma, Mellânia e Luciano César.

Embora a vereadora Gracinha Xavier afirmasse publicamente na época que permanecia fiel ao grupo do prefeito, suas ações nos bastidores revelaram o contrário. Ao aceitar os votos em bloco da oposição para derrotar a chapa legítima da base governista — formada pelos vereadores Erismar, Cledilma, Mellânia e Luciano —, a parlamentar consumou um movimento de ruptura interna. O que foi rotulado por ela como “estratégia” revelou-se, na verdade, uma articulação direta com os adversários da gestão, confirmando que sua atuação já estava alinhada à oposição desde o primeiro dia, em claro distanciamento dos compromissos assumidos com o grupo que a elegeu.

Agora, a recepção de Valdeir Carvalho,  acompanhado pelo prefeito, Magno Dantas, pelo seu vice e pelos ex-prefeitos Zé Wlisses e Edilberto Abdias — O governo consolida o apoio da sua base com forte poder de articulação. A união estabelece uma nova dinâmica em Simões, pautada pela junção da experiência técnica administrativa da gestão atual com o trânsito do setor produtivo e o fortalecimento da bancada aliada no Legislativo.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais