A Prefeitura de Marcolândia na gestão do prefeito Dr. Corinto Matos promoveu nesta terça-feira (03), no Auditório da Saúde, um encontro com diretores e coordenadores da rede municipal de ensino para discutir e alinhar ações voltadas à Educação Ambiental para o ano letivo de 2026. A atividade contou com a participação da Secretaria Municipal de Educação, equipe técnica e representantes da HS Consultoria Ambiental.
Durante a reunião, a consultora ambiental Roberta Kelly da Costa Rodrigues explicou que o município está dando início à implementação de projetos e atividades conforme as novas exigências do Conselho Ambiental e do edital atualizado que está sendo cobrado pelo Estado neste ano.
“Estamos iniciando os trabalhos relacionados ao meio ambiente de acordo com o novo edital. São projetos e ações que serão realizados durante o ano em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação, voltados aos impactos ambientais locais e também de acordo com a necessidade de cada escola. Além disso, vamos trabalhar a formação e capacitação dos professores”, destacou.
O palestrante Luís Eduardo Araújo apresentou os principais pontos do edital do ICMS Ecológico, com foco na letra B, que trata da Educação Ambiental. Segundo ele, houve mudanças nos critérios e o município já está se adaptando para inserir as novas diretrizes na rotina escolar.
“Trabalhamos hoje sobre o edital do ICMS ecológico, especialmente na parte de educação ambiental. A Secretaria de Educação de Marcolândia já está implementando essas mudanças para o ano letivo de 2026. Entre as novas atividades estão o Congresso Municipal de Meio Ambiente, ações de combate à caça ilegal e o projeto Guarda Mirim”, explicou.
A primeira-dama e secretária municipal de Educação, Auxilia Matos, ressaltou que o tema já faz parte do calendário pedagógico das escolas e dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP), e que o município vem intensificando as ações desde 2021 para avançar na certificação ambiental.
“Trabalhar o meio ambiente nas escolas é algo que já faz parte da nossa realidade. Desde 2021 intensificamos essas ações para que o município conquiste o selo ambiental. A educação tem uma parcela muito importante nesse processo. Este ano vamos reforçar ainda mais os projetos e incentivar toda a comunidade escolar a preservar o nosso meio ambiente”, afirmou.
O encontro contou ainda com a participação da equipe da Secretaria de Educação, representada por Janaína Teixeira, técnicos da HS Consultoria Ambiental, entre eles Gidel Carvalho, além dos diretores e coordenadores das escolas municipais. O objetivo é fortalecer as políticas de educação ambiental e garantir o cumprimento das metas exigidas nos programas estaduais.



























