26.2 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralMarcolândia

Reunião com gestores marca início das ações de Educação Ambiental em Marcolândia para 2026

A Prefeitura de Marcolândia na gestão do prefeito Dr. Corinto Matos promoveu nesta terça-feira (03), no Auditório da Saúde, um encontro com diretores e coordenadores da rede municipal de ensino para discutir e alinhar ações voltadas à Educação Ambiental para o ano letivo de 2026. A atividade contou com a participação da Secretaria Municipal de Educação, equipe técnica e representantes da HS Consultoria Ambiental.

Durante a reunião, a consultora ambiental Roberta Kelly da Costa Rodrigues explicou que o município está dando início à implementação de projetos e atividades conforme as novas exigências do Conselho Ambiental e do edital atualizado que está sendo cobrado pelo Estado neste ano.

“Estamos iniciando os trabalhos relacionados ao meio ambiente de acordo com o novo edital. São projetos e ações que serão realizados durante o ano em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação, voltados aos impactos ambientais locais e também de acordo com a necessidade de cada escola. Além disso, vamos trabalhar a formação e capacitação dos professores”, destacou.

O palestrante Luís Eduardo Araújo apresentou os principais pontos do edital do ICMS Ecológico, com foco na letra B, que trata da Educação Ambiental. Segundo ele, houve mudanças nos critérios e o município já está se adaptando para inserir as novas diretrizes na rotina escolar.

“Trabalhamos hoje sobre o edital do ICMS ecológico, especialmente na parte de educação ambiental. A Secretaria de Educação de Marcolândia já está implementando essas mudanças para o ano letivo de 2026. Entre as novas atividades estão o Congresso Municipal de Meio Ambiente, ações de combate à caça ilegal e o projeto Guarda Mirim”, explicou.

A primeira-dama e secretária municipal de Educação, Auxilia Matos, ressaltou que o tema já faz parte do calendário pedagógico das escolas e dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP), e que o município vem intensificando as ações desde 2021 para avançar na certificação ambiental.

“Trabalhar o meio ambiente nas escolas é algo que já faz parte da nossa realidade. Desde 2021 intensificamos essas ações para que o município conquiste o selo ambiental. A educação tem uma parcela muito importante nesse processo. Este ano vamos reforçar ainda mais os projetos e incentivar toda a comunidade escolar a preservar o nosso meio ambiente”, afirmou.

O encontro contou ainda com a participação da equipe da Secretaria de Educação, representada por Janaína Teixeira, técnicos da HS Consultoria Ambiental, entre eles Gidel Carvalho, além dos diretores e coordenadores das escolas municipais. O objetivo é fortalecer as políticas de educação ambiental e garantir o cumprimento das metas exigidas nos programas estaduais.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais