28.2 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralSimplício Mendes

Ponto de Cultura Comunidade Capoeira realiza celebração em homenagem ao Dia das Crianças

O Ponto de Cultura Comunidade Capoeira, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoveu no último domingo (12) uma celebração especial em comemoração ao Dia das Crianças em Simplício Mendes.

O evento contou com atividades lúdicas, apresentações culturais e brincadeiras que encantaram crianças de todas as idades, fortalecendo os laços comunitários e proporcionando momentos de alegria e aprendizado. Segundo o professor Pardal, responsável pelo Ponto de Cultura, a iniciativa vai além da diversão: “Mais do que celebrar, buscamos oferecer experiências que despertem criatividade, cultura e integração entre as crianças. Ver cada sorriso é perceber o quanto a arte transforma e aproxima a comunidade”, afirmou.

Simplício Mendes valoriza cultura popular em Mostra do XIX Festival da Arte Capoeira

Com iniciativas que unem formação cultural e valorização das raízes populares, o Ponto de Cultura Comunidade Capoeira tem levado arte e movimento a Simplício Mendes. Por meio do convênio SECULT-PI/PNAB-2024, o projeto oferece gratuitamente oficinas de capoeira, percussão, maculelê, samba de roda e artesanato, alcançando públicos de todas as idades, na cidade e no campo.

Nos dias 29 e 30 de agosto, dentro da programação alusiva ao aniversário do município, foi realizada a Mostra Cultural das atividades do XIX Festival da Arte Capoeira, reunindo apresentações, rodas, música, dança e exposição de trabalhos artesanais. O evento destacou a força das expressões da cultura popular e o papel transformador da arte na comunidade.

Para o professor Pardal, responsável pelas ações do Ponto de Cultura, a capoeira é mais do que um símbolo da cultura afro-brasileira — é uma ponte entre gerações. Ele destacou que: “A capoeira é uma linguagem que educa, liberta e une. Quando levamos essas oficinas para as comunidades, não estamos apenas ensinando golpes e ritmos, mas construindo autoestima e pertencimento”.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais