27.3 C
Jacobina do Piauí
29 de junho de 2025
Cidades em Foco
GeralPolítica

Planalto ameaça trancar recurso de governadores contrários a reforma

Na votação da reforma trabalhista, ocorrida mês passado, o presidente Michel Temer não perdoou aliados que votaram contra o projeto, considerado estratégico para o governo federal.

Desta vez, o foco será a reforma da Previdência, que já foi aprovada na comissão especial e encaminhada para votação no plenário da Câmara federal.

Um dos governadores que pode ser atingido é Wellington Dias, que já declarou abertamente ser contra a reforma da Previdência proposta pelo governo.

Dias já sinalizou que pode exonerar os secretários Fábio Abreu (Segurança Pública) e Rejane Dias (Educação) para votarem contra a reforma da previdência.

Informações obtidas pelo Cidadeverde.com revelam que o Palácio do Planalto promete reagir duro contra os opositores da reforma. E já existe ação programada para o Estado do Piauí. Se os dois parlamentares deixarem o cargo no primeiro escalão e votarem contra e reforma, a retaliação ao Estado será imediata.

“Se o governador fizer isso [liberar parlamentar para votar contra a reforma da Previdência], ele pode esquecer o governo federal em qualquer situação”, revelou ao Cidadeverde.com um interlocutor do Palácio do Planalto.

Hoje, a principal demanda do governo do Estado que depende de Brasília é um pedido de empréstimo junto a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 315 milhões e que necessita do aval do Ministério da Fazenda.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Federal de Economia (Cofecon) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiram nota conjunta em que criticam a falta de debate com a sociedade na tramitação da reforma da Previdência. A bancada do PT, partido do governador Wellington Dias, já fechou questão e luta contra a PEC que tramita na Câmara. Do Estado, apenas os deputados Assis Carvalho, presidente do PT no Piauí, e Silas Freire já se manifestaram contra a proposta.

 

Flash Elivaldo Barbosa e Yala Sena / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais