30.9 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
Campinas do PiauíGeralMunicípios

Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação de Campinas do Piauí, realizam evento alusivo ao “Setembro Amarelo”

Na última segunda-feira, 20 de setembro, os profissionais das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação realizaram em parceria, uma ação alusiva ao “Setembro Amarelo”, que trata sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio.

Pela tarde, fora ornamentado à praça pública com laços amarelos, símbolo da campanha. À noite, na quadra municipal, os profissionais proporam um diálogo junto aos presentes, e que fora discutido sobre os cuidados com a saúde mental neste momento de pandemia.

Tendo em vista o momento difícil que estamos passando, os Psicólogos do município, Paulo César, Taíze Santana e Thamy Rodrigues, falaram sobre o tema que virou questão de saúde pública, então, sendo essencial a conscientização para sensibilizar a população aos possíveis sintomas em relação ao suicídio.

A Supervisora do Programa Criança Feliz, Ginária Sousa e as Secretárias de Assistência Social, Erika Raianna, e de Saúde, Andréa Moura, relataram os sintomas de alerta para que as pessoas fiquem atentas, tais como: baixa autoestima, irritabilidade, ansiedade generalizada, pouco interesse em atividades diárias, falta de concentração, insônia, dentre outros. Elas orientaram sobre o papel da política de assistência social e saúde no suporte aos usuários, bem como as ações relativas aos cuidados da saúde mental, promovendo o fortalecimento dos vínculos dos usuários junto ao acesso as políticas públicas municipais.

Por fim, uma roda de conversa promoveu um debate que incentivou uma discussão sobre o tema, onde a palavra ficou aberta ao público, tendo estes participados comentando sobre situações vivenciadas, e que, também, como as ações contribuíram para levá-los a buscar ajuda.

O disque 188, do Centro de valorização da Vida – CVV, é um importante instrumento de apoio a pessoa que se encontre em situação difícil e precise de um suporte emocional, é grátis e funciona 24h por dia, durante todos os dias da semana.

Veja fotos:

-Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais