Na última segunda-feira, 20 de setembro, os profissionais das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação realizaram em parceria, uma ação alusiva ao “Setembro Amarelo”, que trata sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio.
Pela tarde, fora ornamentado à praça pública com laços amarelos, símbolo da campanha. À noite, na quadra municipal, os profissionais proporam um diálogo junto aos presentes, e que fora discutido sobre os cuidados com a saúde mental neste momento de pandemia.
Tendo em vista o momento difícil que estamos passando, os Psicólogos do município, Paulo César, Taíze Santana e Thamy Rodrigues, falaram sobre o tema que virou questão de saúde pública, então, sendo essencial a conscientização para sensibilizar a população aos possíveis sintomas em relação ao suicídio.
A Supervisora do Programa Criança Feliz, Ginária Sousa e as Secretárias de Assistência Social, Erika Raianna, e de Saúde, Andréa Moura, relataram os sintomas de alerta para que as pessoas fiquem atentas, tais como: baixa autoestima, irritabilidade, ansiedade generalizada, pouco interesse em atividades diárias, falta de concentração, insônia, dentre outros. Elas orientaram sobre o papel da política de assistência social e saúde no suporte aos usuários, bem como as ações relativas aos cuidados da saúde mental, promovendo o fortalecimento dos vínculos dos usuários junto ao acesso as políticas públicas municipais.
Por fim, uma roda de conversa promoveu um debate que incentivou uma discussão sobre o tema, onde a palavra ficou aberta ao público, tendo estes participados comentando sobre situações vivenciadas, e que, também, como as ações contribuíram para levá-los a buscar ajuda.
O disque 188, do Centro de valorização da Vida – CVV, é um importante instrumento de apoio a pessoa que se encontre em situação difícil e precise de um suporte emocional, é grátis e funciona 24h por dia, durante todos os dias da semana.
Veja fotos:
-Ascom